A jornalista Adriana Oliveira fez uma reportagem especial sobre trabalho análogo à escravidão para o Dia das Trabalhadoras Domésticas, no jornal “Bahia Meio Dia”, afiliada da Globo. Entre as pessoas entrevistadas estava Madalena Silva, uma mulher negra que trabalhou desde os 8 anos sem receber salário e ainda sofreu diversos abusos. Durante a conversa, a mulher confessou para a repórter que possuía receio de tocar na mão dela por ser de uma pessoa branca.
Madalena foi resgatada em março deste ano, após trabalhar 54 dos seus 62 anos de vida em situação análoga à escravidão. A mulher mora hoje em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, em uma casa mobiliada com a ajuda de uma amiga. Ela relata que durante seus anos trabalhando na casa dos ex-patrões, nunca recebeu salário, era maltratada e ainda sofreu golpes da filha dos empregadores, que fez empréstimos no nome dela e ficou com R$ 20 mil da aposentadoria da mulher.
Ver essa foto no Instagram
“Sua mão é linda, sua cor é linda. Olhe para mim, aqui não tem diferença. O tom é diferente, mas você é mulher, eu sou mulher. Os mesmos direitos e o mesmo respeito que todo mundo tem comigo, tem que ter com você”, disse a jornalista de forma enfática.
Nas suas redes, a jornalista contou como foi vivenciar esse momento emocionante ao lado de Madalena. “Ainda tô impactada com o encontro com Dona Madalena. Ela foi vítima de uma violência brutal por 54 dos 62 anos de vida. E dentro de uma casa ‘de família’ foi submetida à condições análoga à escravidão. Ela foi resgatada, em março, por auditores do Ministério do Trabalho”, escreveu.
“Hoje vivi um dos momentos mais emocionantes nos 27 anos de profissão. Ainda tem muita luta!!”, finalizou a repórter.

Campanha Vakinha busca arrecadar R$ 1.127 para tomografia de Shopito, cachorro resgatado em Sete Lagoas
Acidente Motorista perde controle e veículo tomba após atingir obstáculo na MG-424, em Prudente de Morais
Inclusão Nova lei municipal assegura acesso gratuito a pessoas com TEA em eventos esportivos
Clima Sete Lagoas entra em alerta com possibilidade de tempestade, granizo e chuva intensa, segundo INMET
Planejamento urbano Prefeitura de BH realiza operação para combater publicidade irregular
Fogo Urgente: incêndio em escola de Jequitibá evacua 90 crianças e deixa duas funcionárias com queimaduras de 1º grau
Educação no trânsito Segurança em primeiro lugar: Prefeitura orienta motoristas em Pit Stop Educativo
Arte urbana Sete Lagoas aprova lei que valoriza o grafite e combate a pichação em espaços públicos
Acidente Motorista passa mal, perde controle e capota carro perto da Feirinha do Centro em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 30°
