O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, foi representado pelo 1º vice-presidente, desembargador José Flávio de Almeida, nesta segunda-feira (2/5), na instalação da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Sete Lagoas.
A audiência solene de instalação ocorreu no salão do júri do Fórum Desembargador Félix Generoso, em Jardim Cambuí, e reuniu magistrados, autoridades e a comunidade local. O desembargador José Flávio de Almeida externou sua satisfação por retornar à comarca, que completa 130 anos em setembro, e falou da estreita relação que tem com a cidade, onde possui vários amigos e colegas do Direito.
“A instalação de uma nova vara aprimora e qualifica o atendimento à comunidade. Sete Lagoas conta, atualmente, com significativa demanda processual. Nesse cenário, tornou-se mais e mais claro que a Vara de Fazenda Pública e Autarquias merecia um olhar especial. São cerca de 375 feitos distribuídos mensalmente e um acervo de quase 38 mil feitos”, afirmou.
Com a instalação de uma segunda vara, dedicada aos processos da Fazenda Pública e Autarquias, a média mensal para cada uma das unidades passa a ser de 190 feitos distribuídos mensalmente, com um acervo de 19 mil ações. “Nesta gestão, assumimos o compromisso de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade”, destacou.
Anseio
O diretor do Foro de Sete Lagoas, juiz Carlos Eduardo Vieira Gonçalves, disse que, com a pandemia de covid-19, algumas áreas da comarca assistiram a um vertiginoso crescimento no número de novos processos. “No caso da Vara de Fazenda Pública, estamos falando de mais de 37 mil processos sob a responsabilidade de uma única secretaria e de uma magistrada. Impossível movimentar tantos feitos e decidi-los em tempo eficaz. Por isso, essa instalação atende aos anseios da comunidade jurídica e da população”, afirmou.
Ex-diretor da Comarca de Sete Lagoas, juiz Alessandro de Abreu Borges, entre o desembargador José Flávio de Almeida e o atual diretor, juiz Carlos Eduardo Vieira Gonçalves, também foi homenageado (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)
Para o juiz, a medida vai propiciar um trabalho mais célere e cuidadoso, atendendo também aos entes públicos – município e Estado –, que têm necessidade de cobrar multas e tributos, além de discutir feitos de interesse da comunidade na área do Direito Público.
“Nós nos sentimos valorizados e prestigiados com a instalação da nova vara. Em meus 21 anos de magistratura, foi o melhor presidente com quem tive a oportunidade de trabalhar. Somos gratos a ele e à equipe que desenvolve esse trabalho em prol da valorização do Judiciário, dos magistrados e servidores, aperfeiçoando o atendimento ao jurisdicionado”, disse.
Municípios
O juiz Carlos Eduardo Vieira Gonçalves afirmou também que, com a instalação da nova vara, foi extinto o cargo de juiz auxiliar que existia na comarca, e o magistrado que o ocupava, Thiago Grazziane Gandra, assumirá agora a titularidade da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias, recém-criada.
A nova unidade da área judiciária vai melhorar o atendimento para diversas comunidades, já que a Comarca de Sete Lagoas atende, além do munícipio-sede, as cidades de Baldim, Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá e Santana do Pirapama, bem como os distritos de Amanda, São Vicente, Doutor Campolina, Fechados e Silva Xavier.

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 16° Máx. 29°


