Belo Horizonte se mobiliza em defesa de seu símbolo maior: a serra do Curral, eleita pela população em 1997 e desde sempre parte da história de Minas Gerais. Ameaçada pela concessão de licença ambiental para mineração aprovada à empresa Tamisa na calada da noite do último sábado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental, um abaixo-assinado ganhou as redes sociais neste fim de semana pelo tombamento da serra, capitaneado por organizações ambientais, com tuitaço previsto para 20h da próxima quinta-feira.
Ontem, a Justiça recebeu a primeira ação contra a instalação do empreendimento, e os Executivos municipal e estadual se movimentam para cobrar explicações. A ação proposta pelo mestre em direito Thales Freire pede que a Justiça suspenda a autorização dada pelo Copam à mineradora e estabeleça multa de R$ 1 milhão caso haja dano ao patrimônio e ao meio ambiente.
O advogado Lucio de Medeiros disse que a deliberação é questionável, já que o processo de tombamento estadual da serra do Curral está em andamento. “Conforme a documentação dos autos, inclusive com um laudo técnico solicitado pelo Ministério Público, a aprovação está em desconformidade com o plano diretor de Nova Lima”, disse.

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 16° Máx. 29°


