O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou, nesta quarta-feira (4/5), o novo fórum da Comarca de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A solenidade de inauguração reuniu diversos magistrados, servidores e a comunidade jurídica.
O prédio tem três pavimentos e capacidade para abrigar até cinco varas judiciais. A comarca possui duas varas e uma unidade jurisdicional do Juizado Especial. A edificação recebeu o nome de Tabelião Alberto Diniz, que trabalhou mais de 50 anos em um cartório de notas no município.
O homenageado é pai do desembargador Alberto Diniz Júnior, também natural de Pedro leopoldo e que foi auxiliar de Cartório, escrevente judicial e escrivão na cidade. Ele, que é desembargador do TJMG desde 2014, foi presidente da Amagis de 2019 a 2021.
O novo fórum, que começou a ser construído em fevereiro de 2019, tem 3,2 mil m² e, além das varas judiciais, vai abrigar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A construção é acessível a pessoas com dificuldades de locomoção e possui um sistema de iluminação eficiente e sustentável, bem como um estacionamento para 54 veículos.
Trajetória
Durante a solenidade de inauguração do Fórum Doutor Roberto Belissário Viana, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, falou de sua trajetória à frente do Tribunal desde que assumiu a Presidência, em julho de 2020, lembrando sobre os desafios e sobre a necessidade de seguir em frente, mesmo diante das dificuldades. “Eu e a direção da Casa mergulhamos nessa tarefa desafiante, com entusiasmo e vigor. Agora, a cada dia, mais e mais, nos vemos colhendo os frutos desse trabalho comprometido e incansável”, afirmou.
O presidente Gilson Lemes disse que “o novo fórum de Pedro Leopoldo é resultado de nosso firme compromisso de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade e de oferecer ambientes mais adequados e dignos a magistrados, servidores, colaboradores, estagiários, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e jurisdicionados. O novo fórum era um desejo desta comunidade, que agora se materializa”.
No evento, houve apresentação do quinteto de cordas da Orquestra Jovem do TJMG, ligado à Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj).
Desenvolvimento
O presidente Gilson Lemes também disse que o novo prédio, onde funcionava o Judiciário, tornou-se insuficiente e ultrapassado para atender à crescente demanda da comunidade por justiça e à modernização que os tempos contemporâneos exigem. Ele ressaltou ainda a importância de garantir o acesso à Justiça, que é um direito fundamental, e reiterou o trabalho que vem sendo feito com afinco, entusiasmo e comprometimento nesta gestão.
“Desde o início da gestão, estamos imbuídos nesse propósito de dar mais condições de trabalho a magistrados e servidores, com soluções tecnológicas, recursos humanos e novas edificações. O fórum de Pedro Leopoldo é o 18º prédio inaugurado neste biênio. Minha sensação é de dever cumprido”, disse.
O superintendente administrativo adjunto do TJMG e presidente eleito para o biênio 2022/2024, desembargador José Arthur Filho, afirmou que o momento da inauguração é muito importante para a Comarca de Pedro Leopoldo, que passa a ser dotada de uma estrutura mais adequada. “Estamos falando de instalações mais modernas e confortáveis, que contribuirão para dar mais eficiência ao trabalho. Isso trará impactos significativos à prestação jurisdicional oferecida à sociedade de Pedro Leopoldo”, afirmou.
Gratidão
O desembargador Alberto Diniz Junior expressou sua gratidão ao presidente Gilson Lemes e ao TJMG pela inauguração do novo fórum. “Lutei muito para a construção desse fórum, quando fui superintendente administrativo adjunto. Trabalhei muito para viabilizar essa obra, e hoje vemos essa conquista se concretizar. É um momento de muita alegria”, disse.
O magistrado afirmou que a homenagem feita a seu pai, o tabelião Alberto Diniz, que dá nome à edificação, é muito significativa para a sua família. “Expresso as minhas congratulações ao presidente Gilson Soares Lemes, que tem feito um trabalho magnífico no TJMG. Para o jurisdicionado, o benefício é total. Temos agora um local moderno e com conforto para todos. A conquista é maravilhosa.”
Atendimento
A diretora do Foro de Pedro Leopoldo, juíza Maria Jacira Ramos e Silva, destacou a gratidão com a direção do TJMG pelos esforços empreendidos para que a Comarca recebesse um novo prédio, com condições mais adequadas para o trabalho de magistrados, servidores e operadores do Direito, bem como para o atendimento aos jurisdicionados. “Estávamos sem espaço para atender o cidadão, já que funcionávamos em um prédio antigo e que apresentava diversas limitações em razão do desenvolvimento da Comarca nos últimos anos”, destacou.
A magistrada afirmou ainda que o espaço físico limitado também dificultava o cumprimento de algumas determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a criação de uma sala passiva e de um ambiente propício para ouvir o depoimento especial de crianças vítimas de violência. O fórum antigo também não tinha salão do júri.
“O novo fórum era uma reivindicação antiga de Pedro Leopoldo. Com o novo prédio, teremos como pensar em novas varas. Além disso, agora estamos dotados de plenas condições para atender melhor o cidadão. Temos um prédio acessível, com salas amplas e com locais adequados para a realização de audiências. Estamos entusiasmados e animados com essa nova fase do trabalho na Comarca”, resumiu.
Segundo a juíza, o Judiciário local funcionava em três endereços, sendo um prédio próprio e dois imóveis alugados, o que dificultava o acesso dos cidadãos. Com o novo fórum, os serviços judiciários estarão concentrados no mesmo local, com exceção dos Juizados Especiais Cíveis no Aeroporto de Confins, que permanecerão fora da edificação inaugurada nesta quarta-feira.
De janeiro a março de 2022, a Comarca de Pedro Leopoldo recebeu 1,7 mil novos processos. O acervo de feitos ativos é superior a 13 mil ações judiciais. O município que sedia a Comarca -- Pedro Leopoldo --, bem como seus distritos -- Doutor Lund, Fidalgo, Lagoa de Santo Antônio e Vera Cruz de Minas -- têm cerca de 65 mil habitantes. Também integra a Comarca o município de Confins.
Presenças
Na solenidade de inauguração, compuseram a mesa de honra o presidente Gilson Soares Lemes; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Marcos Lincoln; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, José Arthur Filho; o ex-presidente do TJMG Pedro Bitencourt Marcondes; a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) e 3ª vice-presidente eleita, desembargadora Ana Paula Caixeta; o desembargador Alberto Diniz Junior; a juíza Maria Jacira Ramos e Silva; a prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa Helena Carvalho de Freitas Pereira; e o presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, vereador Eldir José Batista.
Veja mais fotos deste evento no Flickr do TJMG.

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 16° Máx. 29°


