A Prefeitura de Sete Lagoas evolui cada vez mais em iniciativas sustentáveis para mudar o cenário ambiental da cidade. Nesta sexta-feira, 6 de maio, foi a vez de fortalecer o trabalho de associações com a assinatura do contrato de prestação de serviço ao Município com a coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis secos urbanos.
Os contratos foram assinados com a Associação dos Recicladores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Sete Lagoas (Armarresol) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACMR) que agrupam, no momento, 35 famílias neste trabalho. “Hoje é um dia histórico para Sete Lagoas. Agora as associações e a Prefeitura serão parceiras nesse projeto. Esse contrato é um sonho de mais de 20 anos e uma maneira de agradecer o importante serviço prestado por essas pessoas. Sete Lagoas dá um exemplo que deve ser seguido por outras cidades do Brasil”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
Até o ato desta sexta-feira, houve uma série de procedimentos que garantiram a total legalidade do contrato como aprovação do projeto no Legislativo e o credenciamento prévio das associações. “Esse é o início de uma jornada grande que deve envolver não só associações, mas toda a comunidade. Isso é promover geração de renda com equilíbrio ambiental. Fui autor das matérias que tratam da coleta seletiva e estou muito feliz com esta acolhida do prefeito Duílio de Castro”, comentou o vereador Caio Valace.
O vereador Gilson Liboreiro faz parte há cinco anos da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e ressaltou que as conquistas na atual gestão municipal mudaram os rumos da cidade na área ambiental. Ele citou como exemplos as regulamentações de Áreas de Proteção Ambiental e construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “As conquistas foram em vários sentidos e objetivos. Sem dúvida, são vários projetos que buscam a sustentabilidade de nossa cidade”, justificou.
Quem está na linha de frente do serviço não escondeu a emoção durante a assinatura do contrato. Afinal, ele representa o início de uma nova fase na vida de todos os envolvidos com as associações. “Hoje a comunidade dos agentes de reciclagem está feliz. Este ato será marcado para o resto de nossas vidas. A iniciativa do prefeito Duílio de Castro, com apoio do vereador Caio Valace, merece nosso eterno agradecimento”, comentou Otacílio Cardozo, gestor da Amarresol. “É com muito orgulho que assinamos este contrato. Espero que a população esteja preparada para esta nova etapa de nossas vidas e da coleta seletiva na cidade”, completou Ione Barbosa Faria.
Apoiar as associações contratadas pela Prefeitura é um ato de sustentabilidade e também social. Os agentes recolhem os materiais nas residências e, quem puder, também pode deixar nos 12 ecopontos instalados em locais de grande circulação de pessoas, como o Terminal Urbano, e nas praças Tiradentes, Barão do Rio Branco e Dom Carmelo Mota (Praça da Feirinha).

Campanha Vakinha busca arrecadar R$ 1.127 para tomografia de Shopito, cachorro resgatado em Sete Lagoas
Acidente Motorista perde controle e veículo tomba após atingir obstáculo na MG-424, em Prudente de Morais
Inclusão Nova lei municipal assegura acesso gratuito a pessoas com TEA em eventos esportivos
Clima Sete Lagoas entra em alerta com possibilidade de tempestade, granizo e chuva intensa, segundo INMET
Planejamento urbano Prefeitura de BH realiza operação para combater publicidade irregular
Fogo Urgente: incêndio em escola de Jequitibá evacua 90 crianças e deixa duas funcionárias com queimaduras de 1º grau
Educação no trânsito Segurança em primeiro lugar: Prefeitura orienta motoristas em Pit Stop Educativo
Arte urbana Sete Lagoas aprova lei que valoriza o grafite e combate a pichação em espaços públicos
Acidente Motorista passa mal, perde controle e capota carro perto da Feirinha do Centro em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 30°
