
Crimes relacionados ao racismo são diários em Minas Gerais. Somente no ano passado, foram registrados 371 casos de injúria racial no Estado. O número representa um aumento de 9% em relação a 2020, quando houve 340 casos. Os registros de preconceito de raça ou de cor somaram 137 casos em 2021 e 156 em 2020.
Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) chamam ainda mais a atenção nesse 13 de maio, dia da abolição da escravatura. Para o historiador André Bueno, a situação do negro no Brasil precisa ser refletida e debatida, pois há muitas lutas em várias frentes, e o preconceito aparece de diversas formas.
E não faltam exemplos de histórias que envolvem racismo e injúria, mesmo o Brasil sendo o país com a maior população negra fora da África e o segundo no mundo - a Nigéria ocupa o primeiro lugar, com 206 milhões de habitantes, a maioria negros. Já no Brasil, são cerca de 119 milhões de negros e pardos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa 56,2% da população.

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 17° Máx. 26°


