
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - realizou uma ação especial alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado neste dia 18 de maio. As atividades foram no Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista e tiveram como principal motivo de comemoração a mudança nos protocolos que garantem o tratamento mais humanizado ao público alvo.
O movimento busca a confirmação do direito à reabilitação e à inclusão social de pessoas com problemas mentais, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios. “Antes da mudança, o tratamento era desumano. Hoje, a patologia é reconhecida e o tratamento é humanizado e integrado com as famílias e equipes da área. O acolhimento é um diferencial e estou muito feliz em participar deste momento”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
Em Sete Lagoas, a saúde pública garante que esta humanização dos serviços de saúde mental seja uma realidade. Para isso, o apoio da administração municipal sempre foi forte. “O envolvimento do poder público nas políticas de humanização é de extrema importância. O esforço de cada um é imprescindível para que o paciente seja valorizado e o objetivo alcançado”, destacou o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes.
Além de equipes especializadas em três níveis de atuação, a Prefeitura de Sete Lagoas mantém uma estrutura completa que transforma a saúde mental em referência para diversos atendimentos. Esse investimento também é carregado de simbolismo, já que a data também é uma homenagem à luta dos profissionais de saúde por um tratamento em liberdade, mais humano e respeitoso aos usuários dos serviços de saúde mental. “Temos o tratamento nas atenções primária, secundária e terciária. São várias unidades disponíveis para o atendimento de usuários com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas. Esse evento é incentivador para continuarmos nesta luta”, disse Isabella Oliveira, referência em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.
Os usuários dos serviços de saúde mental no município recebem o preconizado tratamento humanizado. Uma diretriz bem definida é a garantia dessa realidade com muito respeito. A estrutura disponível, além dos postos de saúde, tem unidades próprias da Atenção Secundária: Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Adulto, CAPs Infato Juvenil, CAPs Álcool e outras Drogas e a Unidade de Acolhimento Adulto.

Campanha Vakinha busca arrecadar R$ 1.127 para tomografia de Shopito, cachorro resgatado em Sete Lagoas
Acidente Motorista perde controle e veículo tomba após atingir obstáculo na MG-424, em Prudente de Morais
Inclusão Nova lei municipal assegura acesso gratuito a pessoas com TEA em eventos esportivos
Clima Sete Lagoas entra em alerta com possibilidade de tempestade, granizo e chuva intensa, segundo INMET
Planejamento urbano Prefeitura de BH realiza operação para combater publicidade irregular
Fogo Urgente: incêndio em escola de Jequitibá evacua 90 crianças e deixa duas funcionárias com queimaduras de 1º grau
Educação no trânsito Segurança em primeiro lugar: Prefeitura orienta motoristas em Pit Stop Educativo
Arte urbana Sete Lagoas aprova lei que valoriza o grafite e combate a pichação em espaços públicos
Acidente Motorista passa mal, perde controle e capota carro perto da Feirinha do Centro em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 30°
