
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - realizou uma ação especial alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado neste dia 18 de maio. As atividades foram no Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista e tiveram como principal motivo de comemoração a mudança nos protocolos que garantem o tratamento mais humanizado ao público alvo.
O movimento busca a confirmação do direito à reabilitação e à inclusão social de pessoas com problemas mentais, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios. “Antes da mudança, o tratamento era desumano. Hoje, a patologia é reconhecida e o tratamento é humanizado e integrado com as famílias e equipes da área. O acolhimento é um diferencial e estou muito feliz em participar deste momento”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
Em Sete Lagoas, a saúde pública garante que esta humanização dos serviços de saúde mental seja uma realidade. Para isso, o apoio da administração municipal sempre foi forte. “O envolvimento do poder público nas políticas de humanização é de extrema importância. O esforço de cada um é imprescindível para que o paciente seja valorizado e o objetivo alcançado”, destacou o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes.
Além de equipes especializadas em três níveis de atuação, a Prefeitura de Sete Lagoas mantém uma estrutura completa que transforma a saúde mental em referência para diversos atendimentos. Esse investimento também é carregado de simbolismo, já que a data também é uma homenagem à luta dos profissionais de saúde por um tratamento em liberdade, mais humano e respeitoso aos usuários dos serviços de saúde mental. “Temos o tratamento nas atenções primária, secundária e terciária. São várias unidades disponíveis para o atendimento de usuários com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas. Esse evento é incentivador para continuarmos nesta luta”, disse Isabella Oliveira, referência em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.
Os usuários dos serviços de saúde mental no município recebem o preconizado tratamento humanizado. Uma diretriz bem definida é a garantia dessa realidade com muito respeito. A estrutura disponível, além dos postos de saúde, tem unidades próprias da Atenção Secundária: Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Adulto, CAPs Infato Juvenil, CAPs Álcool e outras Drogas e a Unidade de Acolhimento Adulto.

Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 17° Máx. 26°


