Um vídeo denuncia uma suposta situação ruim da alimentação servida no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. As imagens mostram o que seria um inseto dentro da comida que é oferecida aos detentos. "Uma lesma dentro da alimentação. Fora isso, a alimentação está azeda. Está vindo com varejeira", disse o responsável pelo vídeo. O registro teria sido feito com um aparelho celular, o que é proibido nas penitenciárias.
Um vídeo denuncia a situação ruim da alimentação servida na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana. As imagens mostram o que seria um inseto dentro da comida que é oferecida aos detentos. O registro teria sido feito com celular, o que é proibido no local. pic.twitter.com/8kHtEjfKl6
— O Tempo (@otempo) September 1, 2022
A situação é confirmada pelas famílias de detentos da unidade prisional. Uma fonte disse em anonimato para a reportagem que, durante as visitas, os presidiários reclamam da condição ruim da alimentação. O problema é relatado desde o começo do último mês. "Eles dizem que está azeda e com bichos. Eles falam também que a alimentação é jogada", relatou a fonte sem se identificar, com medo de represálias ao familiar que está na penitenciária desde o final do ano passado.
Um outro problema enfrentado na unidade de Contagem seria em relação a distribuição dos kits que são enviados pelas famílias. Segundo a fonte, os pacotes de higiene e de alimentação são entregues sem todos os produtos. "Sempre chega faltando alguma coisa. A gente manda comida pra eles e não chega", relatou.
A fonte disse ainda que muitos dos detentos chegaram a perder peso e outros tiveram problemas de saúde por causa das más condições das refeições. "A gente não tem informação, não sabemos se eles recebem atendimento médico, tudo é feito de forma muito agressiva", contou.
Mín. 17° Máx. 24°