Sexta, 29 de Março de 2024
22°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Brasil Carne moída

A partir de novembro, carne moída não poderá ser vendida em bandejas acima de um quilo

Segundo o Mapa, o novo regulamento, que atualiza a Instrução Normativa 83/2003, visa assegurar a inocuidade e segurança dos produtos, bem como transparência aos consumidores

06/10/2022 às 14h35
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

A partir de 1º de novembro, consumidores não poderão comprar bandejas de carne moída com mais de um quilo. A medida faz parte da Portaria 664 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que aprova o novo Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) da carne moída.

A norma vale para estabelecimentos e indústrias produtores que sejam registrados junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

Segundo o Mapa, o novo regulamento, que atualiza a Instrução Normativa 83/2003, visa assegurar a inocuidade e segurança dos produtos, bem como transparência aos consumidores.

Entre as regras que passam a vigorar em novembro, destaque para a que exige que a carne moída seja embalada imediatamente após a moagem em bandeja com peso máximo de um quilo. “Não é permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos”, informou o ministério em seu site.

É ingrediente obrigatório na elaboração do produto que a carne seja obtida das massas musculares. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada ao consumidor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes