
Sete Lagoas poderá vir a ter o Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal e Orgânica Associada ao Turismo- Pró- Artesão, aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (14). A matéria é de autoria do vereador Renato Gomes (PV). Visa assegurar o desenvolvimento turístico, sustentável e integrado, incentivando o processo artesanal e a manutenção da geração de trabalho e renda.
Um dos objetivos iniciais é dar subsídios aos produtores artesanais que vem cada vez mais melhorando a sua produtividade e interessam em expandir seus negócios aqui no Município. “Nesse momento de crise, é de grande valia esse incentivo aos produtores e artesãos, até porque são das atividades artesanais que muitas famílias tiram seu sustento. Também podemos usar esses trabalhos para incentivar o turismo em nossa cidade;”, destaca o vereador Renato Gomes.
As seguintes categorias de produção artesanais a serem beneficiadas com o Pró-Artesão são: artes e ofícios para o trabalho com têxteis, cerâmica, elementos vegetais, peles e couros, madeira e cortiça, metal, pedra e papel e gráfica; produção e confecção artesanal e orgânica de bens alimentares e bebidas tipo suco, licor, cerveja, cachaça, vinho e outras, sem adição de conservantes, essências, corantes e outras substâncias artificial; e restauro de patrimônio móvel e construção tradicional.
Para que os produtores artesanais alcancem, de fato, o mercado com seus produtos gerando trabalho e renda, são previstas ações como expansão e renovação da produção artesanal e orgânica do município, apoio à comercialização por meio da organização de eventos, rodadas de negociação e pontos de exposição e comercialização dos produtos e incentivo fiscal e financeiro aos produtores artesanais por parte da Prefeitura de Sete Lagoas.
“Um dos objetivos iniciais é dar subsídios aos Cervejeiros Artesanais quem vem cada vez mais melhorando a sua produtividade e interesse em expandir seus negócios, que repercute no aumento da produção, assim como o número de cervejarias”, exemplifica o vereador Renato Gomes.

Agora, o anteprojeto de lei vai para a análise do prefeito \Leone Maciel (PMDB). Se considerar de interesse público, poderá devolver a proposta sob a forma de projeto de lei à Câmara, para nova votação dos vereadores. Sendo aprovada, torna-se lei municipal.
Da Redação com a Assessoria de Imprensa do Vereador Renato Gomes (PV)
Paraopeba Homem é preso após furto de 150 litros de leite em fazenda, em Paraopeba
Capim Branco Supermercado é alvo de arrombamento e furto em Capim Branco
Crime Idoso denuncia estelionato após uso indevido de cartão de crédito em Sete Lagoas
Golpe Mulher leva golpe de quase R$ 10 mil em Sete Lagoas
Acidente Caminhoneiro morre após carga de piscinas cair sobre ele na BR-381, em Betim
Assalto Funcionário de 71 anos fica ferido em assalto armado a escritório em Sete Lagoas
Protesto Mobilização em Curvelo pede fim da violência de gênero e reforça combate ao feminicídio
Desacordo Cliente registra ocorrência por desacordo comercial após atraso em conserto de celular em Sete Lagoas
Tráfico de drogas Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas e apreende crack, cocaína e munições em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 27°

