Domingo, 25 de Janeiro de 2026
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Polícia Programa

Produtores artesanais podem ganhar incentivos oficiais com o Pró-Artesão

Proposta valoriza produções manuais que gerem mais emprego e renda

15/03/2017 às 15h24
Por: Redação
Compartilhe:
Vereador Renato Gomes, autor da matéria (Foto Assessoria de Imprensa)
Vereador Renato Gomes, autor da matéria (Foto Assessoria de Imprensa)

Sete Lagoas poderá vir a ter o  Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal e Orgânica Associada ao Turismo- Pró- Artesão, aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (14). A matéria é de autoria do vereador Renato Gomes (PV). Visa assegurar  o desenvolvimento turístico, sustentável e integrado, incentivando o processo artesanal e a manutenção da geração de trabalho e renda.

Um dos objetivos iniciais é dar subsídios aos produtores artesanais que vem cada vez mais melhorando a sua produtividade e interessam em expandir seus negócios aqui no Município. “Nesse momento de crise, é de grande valia esse incentivo aos produtores e artesãos, até porque são das atividades artesanais que muitas famílias tiram seu sustento. Também podemos usar esses trabalhos para incentivar o turismo em nossa cidade;”, destaca o vereador Renato Gomes.

As seguintes categorias de produção artesanais a serem beneficiadas com o Pró-Artesão são: artes e ofícios para o trabalho com têxteis, cerâmica, elementos vegetais, peles e couros, madeira e cortiça, metal, pedra e papel e gráfica; produção e confecção artesanal e orgânica de bens alimentares e bebidas tipo suco, licor, cerveja, cachaça, vinho e outras, sem adição de conservantes, essências, corantes e outras substâncias artificial; e restauro de patrimônio móvel e construção tradicional.

Para que os produtores artesanais alcancem, de fato, o mercado com seus produtos gerando trabalho e renda, são previstas ações como expansão e renovação da produção artesanal e orgânica do município, apoio à comercialização por meio da organização de eventos, rodadas de negociação e pontos de exposição e comercialização dos produtos e incentivo fiscal e financeiro aos produtores artesanais por parte da Prefeitura de Sete Lagoas.

“Um dos objetivos iniciais é dar subsídios aos Cervejeiros Artesanais quem vem cada vez mais melhorando a sua produtividade e interesse em expandir seus negócios, que repercute no aumento da produção, assim como o número de cervejarias”, exemplifica o vereador Renato Gomes.

 

Agora, o anteprojeto de lei vai para a análise do prefeito \Leone Maciel (PMDB). Se considerar de interesse público, poderá devolver a proposta sob a forma de projeto de lei à Câmara, para nova votação dos vereadores. Sendo aprovada, torna-se lei municipal.

Da Redação com a Assessoria de Imprensa do Vereador Renato Gomes (PV)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 27°

Seg 25°C 18°C
Ter 27°C 17°C
Qua 28°C 17°C
Qui 22°C 18°C
Sex 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio