Sexta, 26 de Abril de 2024
28°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Atos criminosos

PGR denuncia cinco pessoas por depredação e invasão ao prédio da Câmara

Grupo vai responder por crimes como golpe de Estado, associação criminosa armada e dano ao patrimônio. Mais de 100 pessoas já foram denunciadas ao STF

26/01/2023 às 07h23
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Otempo
Compartilhe:
 Em Brasília, vândalos depredaram prédios dos Três Poderes — Foto: CARL DE SOUZA / AFP
Em Brasília, vândalos depredaram prédios dos Três Poderes — Foto: CARL DE SOUZA / AFP

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (25), mais cinco denúncias contra investigados nos atos de depredação e vandalismo ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília. Desta vez, os denunciados são acusados de invasão do prédio da Câmara dos Deputados. É a quarta leva de denúncias feita pela PGR. 

Se as denúncias forem aceitas pelo Supremo, o grupo pode ser condenado por tentativa violenta de abolição do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União; associação criminosa armada; e deterioração de patrimônio tombado.  

As cinco pessoas se enquadram no núcleo dos “executores materiais”. A Procuradoria conduz ainda outras frentes de investigação e apuração: “instigadores ou autores intelectuais dos ataques”; “autoridades envolvidas”; e “financiadores".

As denúncias foram apresentadas pelo subprocurador-geral Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos do MPF (Ministério Público Federal). Santos afirma que os cinco denunciados quebraram vidros, móveis, lixeiras, computadores, totens informativos, obras de arte, pórticos, câmeras de circuito fechado de TV, equipamentos de segurança e veículos. O subprocurador diz ainda que os vândalos acessaram e depredaram espaços da Chapelaria, do Salão Negro, das Cúpulas, do museu, móveis históricos e queimaram o tapete do Salão Verde da Câmara dos Deputados, empregando substância inflamável.

Segundo a PGR, uma apuração conduzida pela Polícia Legislativa demonstrou que a invasão à sede do Congresso Nacional foi organizada “em linhas de ataque, com manifestantes executando funções distintas e específicas”. O órgão diz que no ataque havia, por exemplo, grupos de linha de frente, munidos de armas impróprias (como machados e pedaços de pau); e grupos de retaguarda, que davam suporte e abriam extintores de incêndio para dificultar a atuação dos policiais.

A Procuradoria pede que sejam aplicadas medidas cautelares contra essas pessoas para "manter a ordem pública". O órgão destaca que há risco da realização de novos atos, considerando o registro de novas convocações e mobilizações nacionais, e que os denunciados podem encobrir “ilícitos e alterar a verdade sobre os fatos”. Entre as medidas cautelares solicitadas está o bloqueio de bens e preservação de dados digitais e postagens. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes