Domingo, 18 de Maio de 2025
18°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Vida saudável

Criar a cultura da boa alimentação vem da infância

Orientação é dos nutricionistas para os pais

04/04/2017 às 11h26
Por: Redação
Compartilhe:
Comer bem vem do berço (imagem ilustrativa)
Comer bem vem do berço (imagem ilustrativa)

“Dos alimentos farás a sua medicina”. A frase foi formulada há quase 2.500 anos pelo grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, mas continua atual. Através dessa reflexão histórica, pensamos sobre o peso da alimentação para a nossa saúde. É justamente este o objetivo do Dia Nacional da Saúde e Nutrição, data instituída pelo Ministério da Saúde e comemorada neste dia 31 de março.

E, cada vez mais, é preciso repensar a alimentação.

No Brasil, o alarme da obesidade já tocou no Ministério da Saúde. Último levantamento realizado pelo IBGE indica que 60% da população do país está de sobrepeso ou obesa, o que representa cerca de 82 milhões de pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25. Os dados anunciados pela pesquisa traduzem a urgência de se pensar políticas públicas adequadas à prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade.

Se antes era um problema apenas dos países ditos ricos e cidades grandes, a obesidade agora se alastra em todas as regiões. E a culpa é justamente da má alimentação. “A gente vive em uma sociedade obesogênica. Se você vai a um supermercado, as gondolas perto do caixa têm os chocolates e balas. A cada esquina tem uma lanchonete. E tudo isso vai interferir nas nossas escolhas”, avalia a nutricionista da UNIMED, Isabela Peres Carvalho.

Por isso, o Dia Nacional da Saúde e Nutrição propõe a reflexão nos hábitos alimentares da sociedade. Segundo a nutricionista, a alimentação saudável é diretamente influenciada pelo meio e as escolhas de cada um. “Muitas vezes os hábitos dos pais vão influenciar nos hábitos da criança e posteriormente no adulto”, explica. Por isso, é preciso criar uma cultura da boa alimentação desde a infância.

Mas comer pouco também não é um indício de uma boa alimentação. Pelo contrário, afinal o corpo humano tem uma demanda energética e de nutrientes a cada dia. “Eu costumo dizer que, quando comemos pouco, estamos induzindo o nosso organismo a ficar preguiçoso. Com isso, temos um processo menor ou mais lento de ingestão, de digestão e do peristaltismo intestinal, o que influencia diretamente no nosso metabolismo”, observa Isabela Peres.

Neste Dia Nacional da Saúde e Nutrição, a nutricionista dá algumas dicas para se ter uma vida mais saudável.

  • Se cuidar. Ter mais atenção na alimentação mais saudável, sonos regulares e praticar atividades físicas;
  • Hidratar regularmente. Tomar, em média, 2,5 litros de líquidos por dia;
  • Dar preferência para os carboidratos integrais, ricos em fibra;
  • Consumir mais frutas. Coma de 3 a 5 porções ao dia;
  • Ter um prato equilibrado nas grandes refeições, que inclua saladas e verduras;
  • Dar preferência para o arroz integral;
  • Não deixar de comer o feijão, alimento básico brasileiro e rico em ferro e proteína;
  • Diminuir ao máximo os alimentos industrializados, ricos em sódio, açúcares e gorduras;
  • Buscar sempre o equilíbrio na alimentação.

Para auxiliar as pessoas interessadas em ter novos hábitos, a UNIMED mantém grupos de reeducação alimentar e emagrecimento. Com reuniões quinzenais que incluem palestras, dinâmicas de grupo, atividades e ainda o cultivo de horta no local.

Aprenda a se alimentar melhor e viva com mais saúde.

 

Fonte: ACI Sete Lagoas

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 20h08 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 24°

Seg 25°C 12°C
Ter 25°C 13°C
Qua 26°C 13°C
Qui 27°C 13°C
Sex 27°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio