O Brasil terá chuva de meteoros Perseidas neste sábado (12) e domingo (13). O fenômeno que poderá ser visto por pessoas que estiveram nas regiões Norte e Nordeste do país, é o resultado da passagem do planeta Terra pela região do espaço onde estão os detritos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, que dá uma volta em torno do Sol a cada 133 anos e que entrou pela última vez na parte interna do Sistema Solar em 1992.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional (ON/MCTI), o pico da atividade ocorrerá na manhã de 13 de agosto.
“Devido ao fato de a Terra girar ao redor do sol em 365 1/4 dias, o momento de máxima atividade de cada chuva avança 6 horas a cada ano. É por isso que o horário de máxima atividade avança de um ano para o outro”, explicou.
A chuva de meteoros poderá ser vista no Hemisfério Norte que, durante o pico da chuva, podem esperar ver de 50 a 75 meteoros por hora, nas condições ideais. Já no Hemisfério Sul a observação será limitada.
Segundo de Cicco, a chuva de meteoros é talvez a mais popular porque está ativa durante os meses de verão no Hemisfério Norte, quando as condições climáticas são mais favoráveis para a observação das chamadas “estrelas cadentes”.
Mín. 16° Máx. 29°