
O Brasil terá chuva de meteoros Perseidas neste sábado (12) e domingo (13). O fenômeno que poderá ser visto por pessoas que estiveram nas regiões Norte e Nordeste do país, é o resultado da passagem do planeta Terra pela região do espaço onde estão os detritos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, que dá uma volta em torno do Sol a cada 133 anos e que entrou pela última vez na parte interna do Sistema Solar em 1992.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional (ON/MCTI), o pico da atividade ocorrerá na manhã de 13 de agosto.
“Devido ao fato de a Terra girar ao redor do sol em 365 1/4 dias, o momento de máxima atividade de cada chuva avança 6 horas a cada ano. É por isso que o horário de máxima atividade avança de um ano para o outro”, explicou.
A chuva de meteoros poderá ser vista no Hemisfério Norte que, durante o pico da chuva, podem esperar ver de 50 a 75 meteoros por hora, nas condições ideais. Já no Hemisfério Sul a observação será limitada.
Segundo de Cicco, a chuva de meteoros é talvez a mais popular porque está ativa durante os meses de verão no Hemisfério Norte, quando as condições climáticas são mais favoráveis para a observação das chamadas “estrelas cadentes”.

ESPETÁCULO NO CÉU Eclipse lunar ‘quase’ total acontece na madrugada de sexta-feira (28) e poderá ser visto em todo o Brasil; veja os horários
JUSTIÇA STF determina aplicação da Lei Maria da Penha em casos de violência contra mulheres sem vínculo afetivo
LUTO NA TV Glória Menezes, ícone da televisão brasileira, morre aos 91 anos
TRÂNSITO Nova regra da Lei Seca prevê teste para drogas e triagem de álcool antes do bafômetro
TEMPO Temperaturas disparam e veranico deve atingir Minas e outros 12 estados
POLÍTICA Câmara aprova suspensão da CNH para motorista que usar veículo para abandonar animais
ACIDENTE Bebê de 7 meses morre em acidente envolvendo carreta com placa de Sete Lagoas em Santa Catarina
TRAGÉDIA Temporal em Ribeirão Preto provoca morte de idoso de 90 anos e coloca cidade em situação de emergência
DEFESA PESSOAL Lula sanciona lei que autoriza venda e porte de spray de pimenta para mulheres em todo o país Mín. 17° Máx. 23°
