Olá, antes de tudo gostaríamos de agradecer por dedicar um pouco de seu tempo para aprimorar seus conhecimentos em relação a plantas medicinais, fitoterápicos e suas respectivas importâncias. Primeiro, vamos esclarecer o que é planta medicinal, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária:
Planta medicinal: espécie vegetal, cultivada ou não, utilizada com propósitos terapêuticos. (ANVISA)
Exemplos de plantas medicinais e sua ação.
Bom, então as plantas medicinais são aquelas que apresentam potencial terapêutico, será então que podemos consumir apenas as plantas medicinais e deixar de lado os medicamentos? A resposta é NÃO, você não deve abandonar o uso de um medicamento sem a indicação de um médico. A planta medicinal pode e deve ser utilizada como um complemento a um tratamento e não como uma forma exclusiva de tratamento. Outra dúvida bastante comum em relação às plantas medicinais são os medicamentos fitoterápicos obtidos a partir delas, eles são realmente seguros e eficazes? Vamos responder essa questão após ver o que é um fitoterápico:
Fitoterápico: Produto obtido de matéria-prima ativa vegetal, exceto substâncias isoladas, com finalidade profilática, curativa ou paliativa, incluindo medicamento fitoterápico e produto tradicional fitoterápico, podendo ser simples, quando o ativo é proveniente de uma única espécie vegetal medicinal, ou composto, quando o ativo é proveniente de mais de uma espécie vegetal. (ANVISA)
Complicado, não? Não mesmo, a gente explica para você. Medicamentos fitoterápicos são aqueles em que o principio ativo (substância responsável pelo efeito) é de origem vegetal. Ou seja, são substâncias presentes nas plantas medicinais que conferem o efeito terapêutico desta classe de medicamentos. Bom, então respondendo a questão acima, os medicamentos fitoterápicos são SIM seguros e eficazes, porém, desde que sejam utilizados da maneira correta com orientação de profissional da saúde. O fato de ser um medicamento obtido a partir de matéria prima ativa vegetal não remove os riscos de uma medicação sintética por exemplo. O uso indiscriminado tanto de medicamentos fitoterápicos, quanto sintéticos ou até mesmo consumo excessivo de plantas medicinais podem levar a quadros de perda de saúde. Não queremos que você perca sua saúde, é o seu bem mais valioso, trate bem dela!
Saúde, divulgação.
Dúvidas? Contato: [email protected]
Texto elaborado por: André Vieira, Hendrik Fagner, Lucas Teixeira e Wemerson Santos.
Alunos do curso de Farmácia da Faculdade Ciências da Vida.
Mín. 12° Máx. 24°