
No exato momento em que você lê esta reportagem, 130.631 pessoas morreram no Brasil entre 1º de janeiro e 17 de maio de 2017. Os números são da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No ano passado, o número de óbitos decorrentes por problemas cardíacos foi de 349.938. Para concluir, nos últimos dez anos as doençs cardiovasculares foram as principais responsáveis por mortes em pessoas no Brasil, registra a SBC.
Dados como esses têm relação direta com outros estudos. Um deles, que ganha projeção no mundo médico, é o fato de que somente na faixa entre 15 e 17 anos, o mais de 50% dos pesquisados praticam exercícios físicos. Ou seja, têm uma vida saudável e previnem-se adequadamente para não ter doenças cardiovasculares.
Por outro lado, seis em cada dez brasileiros acima de 15 anos não praticam esporte nem nenhuma atividade física, o que significa que o País tem 100,5 milhões de sedentários. A conclusão é de um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, que pela primeira vez levantou dados sobre o assunto.
Minoria- Os números mostram que apenas 37,9% da população de mais de 15 anos tem algum tipo de hábito desportivo. O porcentual chega a 42,7% entre homens e fica em 33,4% entre mulheres. A faixa etária mais ativa é a de 15-17 anos (53,6% responderam que se engajam em alguma atividade). As regiões menos sedentárias são o Centro-Oeste (41,1%) e o Sul (40,8%).
O modo de vida do brasileiro tem direta relação com os estudos apresentados pelos especialistas. Por exemplo, o esporte. De todas as modalidades, o mais praticado é o futebol (39,3%), seguido da caminhada (24,6%). Já os sedentários deram justificativas como a falta de tempo (38 2% dos pesquisados), não gostarem de exercícios (35%) e terem problemas de saúde impeditivos ou idade avançada (19%).
Para encerrar esta reportagem, agora que você está nas últimas linhas, fique atento: o “cardiômetro” da Sociedade Brasileira de Cardiologia constata que até este momento, 14h12 do dia 17, 566 morreram de problemas cardíacos. Certamente, tinham vida sedentária e fumavam.

Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°
