Segunda, 15 de Abril de 2024
21°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Próstata

Câncer de próstata pode ser silencioso

Entenda como fazer o rastreamento

02/04/2024 às 17h16
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:
Instagram/Reprodução
Instagram/Reprodução

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, correspondendo a 30% dos diagnósticos de tumores. Além da prevalência, a doença exige atenção devido à taxa de mortalidade. Em 2020, foram registradas quase 16 mil mortes pela doença no país.

Mesmo sendo uma doença conhecida, tendo inclusive um mês para sua conscientização, o câncer de próstata ainda é alvo de preconceito e estigma entre os homens. No entanto, uma vez que a enfermidade pode ser silenciosa, ou seja, não tem sintomas bem determinados, o rastreamento torna-se muito importante.

“O câncer de próstata, às vezes é indolente, o que quer dizer, não tem sintomas. Então, a gente tem que fazer o PSA, um exame de sangue que detecta o antígeno prostático específico e, associado ao exame de toque, há uma chance de fazer o rastreamento e detectar o câncer de próstata em uma fase inicial”, explica o dr. José Eduardo Távora, coordenador da Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Vila da Serra.

Os exames devem ser realizados, principalmente, a partir dos 50 anos e para quem tem histórico familiar do câncer de próstata a partir dos 45.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 08h08 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 25°

Ter 26°C 15°C
Qua 28°C 17°C
Qui 26°C 18°C
Sex 23°C 17°C
Sáb 25°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes