Na manhã da última quinta-feira (1) a Irmandade Nossa Senhora das Graças (INSG) realizou o I Fórum 3° Setor no auditório do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). O fórum visa apresentar novas perspectivas com a otimização de um terceiro setor para a INSG tendo como foco a captação de recursos não operacionais. O evento contou com a exposição das campanhas, eventos, projetos e produtos com a marca da Irmandade ou do Hospital e três mini-palestras.
O Fórum foi organizado pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing da INSG Bárbara Cardoso e equipe, com a perspectiva de aproximar a sociedade do hospital no que diz respeito a assistência, captação de recursos e prestação de contas; colaborar com o desenvolvimento de ações e campanhas educativas institucionais, visando, assim, contribuir com ações de conscientização e esclarecimento da população de assuntos relacionados à saúde.
Dando início ao evento, o presidente da INSG, Heber Moreira, falou um pouco a respeito sobre relacionamento institucional. “Sabemos que todas as Santas Casas estão passando por dificuldades em todo o Brasil, isso é notório, e não temos o privilégio de ser diferentes. Todo setelagoano tem uma história com o Hospital Nossa Senhora das Graças, que há 137 anos está lutando para melhor atendê-los”, ressaltou.
Em seguida, o membro do conselho e coordenador da rede de proteção, Adélio Araújo, explicou que a importância do voluntariado para o HNSG é que qualquer pessoa pode ser ator social e agente transformador, prestando serviços não remunerados em benefício da comunidade, doando tempo e conhecimento. “Se não fosse o voluntariado, talvez não estivéssemos reunidos aqui hoje. Temos que ter sempre em mente uma ação continuada para o exercício da cidadania”, observou.
A primeira palestra teve o tema “Cenário atual da INSG; Gestão dos Projetos e Perspectivas Futuras” e foi ministrada pelo o diretor geral da INSG, Cleber Amorim. Segundo ele “é necessário resgatar a imagem do HNSG junto à comunidade, promovendo ações de gestão como diferencial no enfrentamento à crise histórica que afeta a instituição e o país”. O diretor ainda afirmou que “o que a Instituição precisa dentro do cenário econômico financeiro é efetivamente transformar vários projetos e campanhas em resultado financeiro. E uma coisa que o nosso Conselho garante a toda sociedade usuária do hospital é a competência, transparência e a retidão na aplicação desses recursos financeiros”.
A presidente da Federação das Santas Casas de Minas Gerais (Federassantas), Dra. Kátia Rocha, ministrou a palestra “O terceiro setor na INSG como ferramenta de financiamento”. A apresentação apontou que “a participação da comunidade é uma forma de maior excelência de participação que está inserindo, executando e produzindo o atendimento de saúde por excelência, que nós temos instituições hoje que além de participar do sistema produtivo e prestação de serviço de saúde, tem também outra função fundamental e que talvez a gente não saiba exercer, o controle, a participação e a cobrança do poder público, quanto à construção e execução das políticas públicas de saúde”.
Na última palestra a gestora de marketing da Rede Doar.se, Hosana Cabral, expôs o tema “Crowdfunding e outras ferramentas para captação de Recursos Não Operacionais (RNO)”. Os mecanismos de captação e as estratégias de marketing apresentados são cases de sucesso em outras instituições e geraram novos horizontes para a captação de recursos.
Ascom da Irmandade de Nossa Senhora das Graças
Mín. 12° Máx. 24°