
O 25º Batalhão de Polícia Militar de Sete Lagoas reuniu-se com a imprensa na tarde desta quinta-feira (3) para apresentar a dinâmica da Operação Eleições 2024.
A polícia estará mobilizada com todo o seu efetivo durante as eleições em Sete Lagoas e nas cidades da região. O objetivo é assegurar a ordem pública e o correto andamento do pleito.
A atuação será abrangente, englobando a prevenção e o enfrentamento de crimes eleitorais, incluindo aqueles de menor potencial ofensivo, além de infrações eleitorais de natureza cível e administrativa.
A corporação também estará preparada para lidar com reclamações e críticas dos cidadãos relacionadas ao processo eleitoral.
A principal atribuição da PM é a preservação da ordem pública, enquanto seu papel secundário consiste em apoiar os demais órgãos envolvidos no pleito. Nos locais de votação, a corporação será acionada pelo presidente da mesa receptora da seção eleitoral, seguindo procedimentos estabelecidos para garantir a segurança.
Durante as eleições, a polícia realizará uma operação em três etapas. A primeira consiste no planejamento e na comunicação com órgãos externos antes do dia da votação.
A segunda etapa se focará na escolta da distribuição das urnas, no policiamento nos locais de votação e em áreas sensíveis, além da escolta reversa, que envolve o transporte das urnas de volta aos órgãos responsáveis.
Por último, a terceira fase incluirá a supervisão após o encerramento do processo eleitoral.
Na comarca de Sete Lagoas, que inclui os municípios de Baldim, Funilândia, Jequitibá, Santana do Pirapama, Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas e Inhaúma, serão disponibilizadas 653 urnas, sendo 519 apenas em Sete Lagoas. Já na comarca de Paraopeba, que abrange Caetanópolis, Cordisburgo e Araçaí, haverá 128 urnas.
Para garantir a segurança durante o pleito, duas vias estarão interditadas: a Rua Raquel Teixeira Viana e suas adjacentes, com mão única, nos dias 5 e 6 de outubro. A Avenida Prefeito Alberto Moura, em frente ao quartel do 25º BPM, também será interditada nos mesmos dias. Confira os horários abaixo:
Rua Raquel Teixeira Viana e adjacentes (mão única):
Avenida Prefeito Alberto Moura (em frente ao quartel do 25º BPM):
Além disso, as chamadas “Bocas de Urna” serão encaminhadas à Polícia Civil para investigação e apuração de possíveis irregularidades. A expectativa é que, com o trabalho conjunto da Polícia Militar e outros órgãos, as eleições transcorram de forma tranquila e segura.

Prisão Pai de santo é preso suspeito de abusar de ao menos 18 fiéis em Pedro Leopoldo
Justiça Caso Kendra: suspeitos de crime em Curvelo vão a julgamento após quase oito anos
Operação policial Em Sete Lagoas Guarda Civil amplia ações de patrulhamento durante a Operação Volta às Aulas
Assassinato Duas mulheres mortas dentro de padaria em Ribeirão das Neves: testemunha implorou para não ser morta e autor debochou
Combate ao tráfico Polícia Civil incinera mais de 800 quilos de entorpecentes em Sete Lagoas
Briga Briga entre colegas de trabalho termina em agressão em empresa de Prudente de Morais Mín. 19° Máx. 30°


