
A Bienal Mineira do Livro 2025, realizada no Centerminas Expo, em Belo Horizonte, entre os dias 5 e 10 de maio, foi palco de uma rica celebração da literatura e da educação. O evento, que nesta edição prestou uma homenagem especial ao escritor mineiro João Guimarães Rosa, recebeu milhares de estudantes de todo o estado — entre eles, alunos de escolas públicas de Cordisburgo, cidade natal do autor.
Representando o município, participaram estudantes da Escola Municipal Octacílio Negrão de Lima e da Escola Estadual Cláudio Pinheiro de Lima, ambas localizadas na zona urbana de Cordisburgo, e da Escola Estadual Anísio Teixeira, do distrito de Lagoa Bonita. As visitas proporcionaram aos alunos uma verdadeira imersão no universo da leitura, da escrita e da cultura, promovendo o acesso a autores contemporâneos, contações de histórias, palestras, lançamentos de livros e experiências interativas com o universo literário.
A excursão das escolas estaduais foi viabilizada por uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), que promoveu o transporte dos alunos da rede pública estadual à Bienal. Como estímulo à leitura, cada estudante também recebeu um vale-livro, possibilitando a aquisição de obras literárias no próprio evento. Cerca de 82 mil estudantes de 511 escolas participaram da ação em todo o estado.
Já a participação da Escola Municipal Octacílio Negrão de Lima foi organizada pela Prefeitura de Cordisburgo, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que viabilizou transporte para que os alunos tivessem a oportunidade de vivenciar esse grande momento da literatura mineira.
Em preparação para a Bienal, diversas atividades pedagógicas foram desenvolvidas nas escolas, especialmente voltadas para a obra de Guimarães Rosa. Na Escola Estadual Anísio Teixeira, por exemplo, os alunos participaram de estudos sobre a vida e a importância do autor para Minas Gerais e para o Brasil. A bibliotecária Rejane Patrícia Santana destacou o engajamento dos estudantes: “Primeiro, teve um estudo sobre as obras, quem é Guimarães Rosa, o que ele representa para nós e para a nossa cidade”.
Além de homenagear Guimarães Rosa, a Bienal trouxe uma programação plural e democrática, reunindo escritores, editores, ilustradores, professores e leitores em geral. Foram mais de 100 editoras expositoras, centenas de atrações culturais e educativas, além de espaços especialmente voltados ao público infantojuvenil — tudo isso reforçando o papel transformador do livro e da leitura.

Para Cordisburgo, a participação na Bienal Mineira do Livro 2025 foi mais que uma visita: foi um resgate de identidade, um reencontro com o legado de seu filho ilustre e um passo importante no incentivo à formação de novos leitores. A experiência, sem dúvida, marcou os estudantes, que retornaram à cidade com novas histórias, livros e um entusiasmo renovado pelo conhecimento.
Premio Monumento Peter Lund conquista 2º lugar em prêmio de gestão ambiental
Violência à mulher Mulher é vítima de agressão doméstica e recebe atendimento médico em Cordisburgo
Aniversário Cordisburgo: 142 anos de história e 87 anos de emancipação
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Crime Servidora pública foi alvo de uma moradora enquanto realizava atividades laborais no Distrito de Lagoa Bonita, zona rural do município
Festa Aniversário de Cordisburgo: confira inscrições para barracas do evento Mín. 20° Máx. 31°

