Cordisburgo deu início oficial, na noite desta segunda-feira (7), à 37ª Semana Rosiana, evento que celebra o legado do escritor João Guimarães Rosa por meio de uma intensa programação cultural e literária. A cerimônia de abertura foi realizada no Museu Casa Guimarães Rosa, reunindo autoridades, representantes de instituições culturais, estudantes e moradores em uma noite marcada pela emoção, tradição e memória.
As atividades da Semana Rosiana, no entanto, começaram ainda no domingo (6), com a realização da tradicional Missa em memória de João Guimarães Rosa e dos acadêmicos falecidos, celebrada na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, reunindo fiéis e admiradores da obra rosiana. Já na manhã desta segunda, foi realizada uma Caminhada Literária Urbana com o grupo Caminhos do Sertão, envolvendo alunos das escolas e a comunidade local, em um trajeto que evocou o conto “As Garças”, da obra Ave, Palavra.
Como ocorre tradicionalmente todos os anos, o início da noite foi marcado pelo Cortejo das bandeiras de Santo Antônio, São João e São Pedro, saindo da Igreja Matriz em direção ao Museu, contando com a participação da Guarda União do Rosário de Maria e do Terço dos Homens. Ao chegar ao museu, foi realizado o hasteamento das bandeiras, cerimônia que simboliza a união entre a fé, a cultura e a literatura sertaneja.
Logo após, no interior do Museu Casa Guimarães Rosa, foi realizada a solenidade de abertura oficial da 37ª Semana Rosiana, conduzida pelo presidente da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, Raimundo Alves. A abertura contou com a apresentação da Banda de Música Vitalina Corrêa.
Compuseram o assento das autoridades o vice-prefeito Lucas Gustavo, o secretário de administração Fabiano Dias, a diretora da Escola Estadual Cláudio Pinheiro de Lima Edilene Bruno, a diretora da Escola Municipal Octacílio Negrão de Lima Maria Elena Goulart, a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Dayse Viana, a presidente da Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa Andréa Figueiredo, a representante do Grupo Estrelas do Sertão Deize Carvalho, e a presidente da Associação Miguilim Juliana Barbosa.
Durante a cerimônia, fizeram uso da palavra o vice-prefeito Lucas Gustavo, o diretor do Museu Ronaldo Alves, a cineasta Marília Silveira e Deize Carvalho, que apresentaram ao público a proposta da exposição que seria inaugurada naquela noite. Também foi feita uma narração de um trecho de conto de Guimarães Rosa por uma jovem integrante do Grupo Miguilim, representando as novas gerações de leitores e intérpretes da obra rosiana.
Encerrando a noite, foi inaugurada a exposição “Lembrança Somos”, organizada pelo Grupo da Melhor Idade Estrelas do Sertão. A mostra reúne bordados criados pelas integrantes do grupo, inspirados tanto na obra de João Guimarães Rosa quanto em suas próprias vivências. A exposição permanecerá aberta ao público no Museu Casa Guimarães Rosa durante toda a semana, como um convite à sensibilidade, à memória e ao pertencimento.
A programação da Semana Rosiana segue nesta terça-feira com diversas atividades culturais. Pela manhã, haverá narração de estórias com o Grupo Miguilim, palestra com o acadêmico Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, instalação artística em frente ao museu, e uma roda de leitura do IEB/USP à tarde. À noite, o destaque fica por conta do Sarau Poético da Academia Cordisburguense de Letras, da estreia do documentário “A Casa da Palavra” e dos espetáculos dramatizados “Amores” e “A Terceira Margem do Rio”, apresentados na Associação dos Amigos do Museu. Clique aqui para acessar a programação completa.
O evento, que vai até o dia 13 de julho, é realizado pelo Museu Casa Guimarães Rosa, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Prefeitura de Cordisburgo, Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa e diversas entidades culturais e educacionais, tendo o Cordis Notícia como apoiador oficial.
Da Redação com informações do Cordis Notícia
Mín. 11° Máx. 24°