Domingo, 18 de Maio de 2025
°

Saúde Saúde

Sete Lagoas tem 11 casos notificados de Chikungunya, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde

Deste número total, cinco deles deram resultados positivos

05/07/2017 às 12h05
Por: Redação
Compartilhe:
Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas para evitar doença em Sete Lagoas
Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas para evitar doença em Sete Lagoas

A morte de um idoso em Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce, acendeu o alerta tanto para autoridades sanitárias quanto para a população, por um motivo sério: o receio de uma nova epidemia, como ocorreu com a Febre Amarela em  Minas Gerais. Em Sete Lagoas, até o dia 4 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 11 casos de Chikungunya, sendo que destes cinco foram positivos ( três  pacientes de Sete Lagoas e dois  pacientes de outro município), além de
seis casos foram negativos.

O Centro de controle da dengue já está realizando todas as ações recomendas para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram concluídas as visitas do 3º ciclo na sexta feira (30) com aproximadamente 104.275 imóveis visitados, o que significa cobertura de 87,4%(dado parcial). A SMS acrescenta que a meta de visitas por ciclo é de 80% dos imóveis. No dia 3 de julho, teve início o 4º ciclo, com novas visitas a imóveis em Sete Lagoas. Em 2017, serão realizados seis ciclos no total.


Ações realizadas pelo centro de controle da dengue no primeiro semestre -  O Ministério da Saúde estabeleceu que em 2017 fossem realizados seis ciclos bimestrais em todos os municípios incluindo as visitas na zona rural. Até Junho já foram realizados três ciclos de vistorias e dois levantamentos de índice rápido.
Em 2017, as ações de mobilização em saúde foram intensificadas através de visitas e palestras em escolas, empresas e espaços públicos, projetos em escolas, entre outros, abordando o combate ao Aedes, ao flebótomo transmissor da Leishmaniose Visceral e outras endemias como Raiva, Esquistossomose e Chagas.

Foram realizadas 166 ações em seis meses, 62 teatros, três stands montados com presença de mascotes, 27 palestras, 25 debates com a população em ESF, treze mobilizações em bairros, quatro ações no raio das ovitrampas, uma blitz educativa, quatorze visitas de acompanhamento do projeto crotalária, 11 planfletagens, duas reuniões com acumuladores e visitas para campanha de vacinação antirrábica.

 Os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde recolheram  21.995 ovos nas armadilhas de ovitrampas, reduzindo o número de focos e auxiliando no direcionamento de ações do campo. A equipe de UBV realizou bloqueio em 52 bairros da cidade onde foram notificados prováveis casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O disque dengue recebeu 178 denúncias da população, 118 foram resolvidas, 37 repassadas a outros setores, duas autuações e 21 estão em andamento.

Parceria –  As ações de profilaxia prosseguem com a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde e as  imobiliárias,  o que facilitou o acesso a 1.022 imóveis que estão disponíveis para locação e venda. E a equipe de Pontos Estratégicos realizou 1.844 vistorias em empresas, oficinas, ferro velho etc. Ao todo, foram realizados mutirões de limpeza em 16 bairros.

Da Redação com Assessoria de Comunicação Social/Saúde

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio