Mais de 350 campos de futebol: esta foi a área total atingida pelo incêndio na Serra Santa Helena, que aconteceu na última semana. A declaração foi do Tenente Eduardo Costa, da 5ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros ao programa Passando a Limpo nessa quinta-feira (9).
Segundo o militar, a área calcinada total foi de 350 hectares, feito através de levantamento topográfico via satélite pela corporação. O incêndio começou na última terça-feira (30) na Área de Preservação Ambiental (APA) nas margens da BR-040 e logo alcançou dimensões dramáticas, graças a pouca umidade relativa do ar e as temperaturas que chegavam a 30°C no município.
O terreno acidentado da Serra foi um dos desafios no trabalho das equipes: “A topografia da serra não favorece. Temos um terreno íngreme difícil de combate. Água em muitos pontos também não chega”, disse o tenente Eduardo. Foram usadas bombas com 20 litros de água que ficam nas costas dos combatentes, além de caminhões-pipa. Os helicópteros Arcanjo e Pégasus apoiaram nas ações carregando em cada viagem 600 litros de água captados nas lagoas da Chácara e do Parque da Cascata.
As equipes ficaram durante cinco dias atuando no combate a queimada através de três frentes que envolveram, além da corporação, a Brigada Florestal BH, Exército Brasileiro, Polícia Militar e Prefeitura de Sete Lagoas (através da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, SAAE e CODESEL).
Ainda não há informação se a causa do incêndio foi criminosa, mas o Corpo de Bombeiros supõe que tenha ocorrido por ação humana.
Mín. 17° Máx. 30°