
Nesta semana de recesso escolar, a rede municipal de ensino segue em ritmo intenso de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está promovendo aulões ao vivo para os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, que farão as provas do Saeb de 20 a 31 de outubro. O #FOCANOSAEB é uma série de aulas intensivas on-line de língua portuguesa e matemática, transmitidas pelo Youtube da Smed.
O Saeb, principal avaliação externa da educação no país, é determinante para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino e influencia diretamente políticas públicas e repasses federais.
Pelo cronograma do #FOCANOSAEB, estudantes do 5º ano terão aulas das 10h às 11h, nesta semana, alternando os conteúdos: de matemática na segunda (13) e quarta-feira (15); e de língua portuguesa nesta terça (14) e na quinta (16). Na sexta-feira (17), haverá aula de resolução de questões das duas disciplinas. Para alunos do 9º ano, as aulas serão das 15h às 16h.
A responsável pela Diretoria do Ensino Fundamental, Sâmara Carla Lopes, destaca que os aulões são uma importante estratégia de reforço da Smed, com foco em equidade. “O conteúdo ficará gravado e disponível no YouTube, permitindo que os alunos acessem as revisões a qualquer momento”. Além disso, após o recesso, as escolas podem utilizar as aulas como um recurso de revisão final em sala, estendendo o aprendizado a todos os nossos estudantes.
Caso alguma aula seja perdida, é possível conferir as gravações na aba “Ao Vivo” no canal “Assessoria de Comunicação - SMED” do Youtube.
Preparatório para o Saeb
Nas últimas semanas, a Smed tem realizado diversas ações preparatórias para a avaliação. Foi estruturado um plano de ação intensivo, com simulados semanais e encontros formativos com professores. A secretária de Educação, Natália Araújo, ressalta que a mobilização representa um compromisso da atual gestão com a melhoria da qualidade do ensino e a sustentabilidade financeira da rede.
“Estamos trabalhando para que cada escola avance em relação ao seu próprio histórico. Cada ponto a mais no Saeb representa, além de mais aprendizagem para os alunos, também mais recursos para investir em formação, infraestrutura e inovação pedagógica”, afirma.
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho? Mín. 18° Máx. 26°

