
Mais de 12 pessoas foram assassinadas por dia apenas no primeiro bimestre de 2016 em Minas Gerais. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Por outro lado, em Belo Horizonte houve queda de 11,61% no número de homicídios, totalizando 99, contra 112 do mesmo período de 2015.
O Estado teve 749 vítimas de homicídios, o que significa média de 12,5 mortes por dia. No ano passado, o número foi 1,49% menor, com 738 assassinatos.
O levantamento apontou que 410 casos aconteceram em janeiro, e 339 em fevereiro. A cidade com aumento no número de homicídios foi Sete Lagoas, na região Central do Estado, com 21 mortes contra 10 do ano passado, o que equivale a 110%.
Em segundo lugar aparece Ribeirão das Neves, na Grande BH, com 33 assassinatos, 11 a mais do que no ano anterior, com alta de 50%. Em terceiro está Contagem, também na região metropolitana, com 49 assassinatos, contra 44 de 2015, aumento de 11,36%. Uberaba, no Triângulo Mineiro, Governador Valadares, na região do Rio Doce, Montes Claros, no Norte de Minas, e Poços de Caldas, no Sul do Estado também tiveram elevação.
Em contrapartida, dos municípios da Grande BH, Betim teve um resultado expressivo na redução de homicídios. O primeiro bimestre fechou com 37 mortes, 18 a menos do que as 55 registradas em 2015. Santa Luzia teve 50% na redução de casos, uma vez que foram registrados 8 assassinatos, contra 16 do ano anterior. Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, e Varginha, no Sul, e Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, também apresentaram queda.
Número de homicídios cai em BH
Belo Horizonte segue na queda de casos de assassinatos, fato que acontece desde o início de 2015. No ano passado, a capital teve uma queda de 22,42% no número de vítimas de homicídios em relação a 2014: foram 609 contra 785, 76 pessoas mortas a menos.
No total, a região metropolitana, levando em conta também os dados de BH, manteve tendência na queda de mortes. Enquanto em 2015 foram 326 assassinatos, neste primeiro semestre 302 pessoas morreram, 18 a menos, o que representa uma redução de 5,63%.
“O aumento na apreensão de armas de fogo é um ponto que vem ajudando na diminuição de homicídios em Belo Horizonte, levando em conta que cerca de 70% dos crimes são cometidos com elas. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, a Polícia Militar apreendeu 3.769 armas em Minas”, explicou o chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar, capitão Flávio Santiago.
Segundo o militar, a polícia vem trabalhando constantemente para que a redução também ocorra em todo o Estado. “Para nossa corporação toda vida é importante. No entanto, esse aumento de 1,49%, estatisticamente, é considerado uma estabilização”, disse.
Em relação ao aumento de assassinatos em Ribeirão das Neves e Contagem, o capitão explica que a facilidade de fuga pode ser um dos motivos para a elevação dos números. “São duas cidades que oferecem como rota de fuga as rodovias. Para o bandido isso ajuda. Mas volto a destacar que estamos intensificando os trabalhos para que esses dados também mudem”.
Outro ponto destacado pelo capitão foi a fragilidade das leis. “Apenas em 2016, quase cinco mil pessoas foram presas mais de uma vez. A ação da PM é importante, mas só não acontece em uma performance melhor por causa do sistema. O bandido é preso, solto e preso outra vez. Isso faz com que ele tenha a sensação de impunidade", finalizou.
Paraopeba Homem é preso após furto de 150 litros de leite em fazenda, em Paraopeba
Capim Branco Supermercado é alvo de arrombamento e furto em Capim Branco
Crime Idoso denuncia estelionato após uso indevido de cartão de crédito em Sete Lagoas
Golpe Mulher leva golpe de quase R$ 10 mil em Sete Lagoas
Acidente Caminhoneiro morre após carga de piscinas cair sobre ele na BR-381, em Betim
Assalto Funcionário de 71 anos fica ferido em assalto armado a escritório em Sete Lagoas
Protesto Mobilização em Curvelo pede fim da violência de gênero e reforça combate ao feminicídio
Desacordo Cliente registra ocorrência por desacordo comercial após atraso em conserto de celular em Sete Lagoas
Tráfico de drogas Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas e apreende crack, cocaína e munições em Sete Lagoas Mín. 18° Máx. 30°

