Na tarde desta segunda-feira (5), na Fazenda Salto e Brejo Grande, zona rural de Santana de Pirapama, a Polícia Militar Ambiental prendeu José Arnaldo da Silva Marques, 62 anos, por posse ilegal de arma de fogo e apetrechos de pesca e caça ilegal.
Em conversa com os policiais, o autor havia dito que não possuía arma de fogo em sua fazenda, autorizando a entrada da equipe. Durante as buscas na sede da Fazenda e em seu entorno, foram localizados os seguintes equipamentos utilizados para caça e pesca predatória:
Quatro patas de animal silvestre, aparentemente de veado, presas aos esteios da varanda por pregos, sendo utilizadas como adornos (cabides); um saco de linhagem, contendo em seu interior, três redes de emalhar de fio de nylon; um saco de linhagem, contendo duas redes de emalhar; uma armadilha de ferro, conhecida popularmente como gaiola de tatu, comumente utilizada para caçar e apanhar animais da fauna silvestre nativa (pacas, tatus, gambás, etc.); um bornal contendo em seu interior, 42 aparelhos de pesca, conhecidos popularmente como “chuveirinho”, equipamentos esses proibidos para todas as categorias de pesca, por causar da mutilação nos peixes; um cartucho intacto, marca cbc, calibre 28; e uma espingarda tipo cartucheira de um cano.
Foi lavrada uma multa no valor de R$ 13.559,21. O autor José Arnaldo foi preso em flagrante e a arma de fogo, munições e apetrechos de pesca e caça foram apreendidos.
Da Redação com Rota 190
Mín. ° Máx. °