Um dos projetos mais bem sucedidos da atual Administração Municipal de Sete Lagoas! Assim pode ser definido o programa “Mexa-se – Hábitos de Vida Saudável”, que já conta com um número superior a 16 mil participantes de todas as regiões da cidade. Além da prática esportiva que passou a fazer parte da rotina das pessoas de Sete Lagoas, o “Mexa-se” tem contribuído de forma decisiva para a integração e harmonização de grupos de todas as faixas etárias, assim como para o aumento do bem-estar, crescimento da autoestima e melhoria da saúde física e mental dos adeptos.
Diversas ações são planejadas e discutidas entre professores e coordenadores, com o intuito de aumentar a abrangência do projeto, que já foi reconhecido como um dos maiores exemplos de sucesso em saúde pública do Brasil. No último final de semana, pelo menos duas ações chamaram a atenção das pessoas envolvidas com essas atividades: Os polos do “”Mexa-se dos Bairros Progresso, Norte-Sul e Santa Rosa participaram de eventos externos.
Comandados pela professora Patrícia Raydan Monteiro, os componentes dos polos do Bairro Progresso e Norte-Sul fizeram um passeio ao Clube Pousada do Sol. Para ela, a iniciativa é um ponto muito positivo: “Foi um passeio inesquecível, sendo que mais de cem pessoas participaram, apesar do mau tempo no final de semana. Realmente, o ‘Mexa-se’ transformou a nossa convivência numa grande família”, enfatizou.
A professora Patrícia, que também é responsável pela coordenação da ginástica laboral nas Secretarias da Prefeitura, explicou como funcionam os passeios: “No início do ano é feito um cronograma, no qual o professor de cada núcleo propõe e faz a solicitação do passeio. Para se efetivar, esse passeio precisa ser analisado pelas coordenadoras pedagógica e administrativa, com um prazo mínimo, previamente estipulado. É assim que funciona. Para maio, já está aprovada a nossa ida ao Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte”, concluiu.
Enquanto as equipes do Mexa-se do bairro Progresso e Norte-Sul faziam o passeio na Pousada do Sol, o polo do Santa Rosa inovava, promovendo um acampamento na região da Fazenda Velha. O professor Rogério Oliveira Fernandes, que contou com importante contribuição de sua estagiária, Tatiane Aparecida Silva, comentou o feito inédito entre participantes do “Mexa-se” de Sete Lagoas: “O lazer é um direito social das pessoas. Ampliar as possibilidades de lazer é um dever de todos que trabalham direta ou indiretamente com o público em geral. Neste acampamento que realizamos no Vale Bom Jesus, contamos com a presença de mais de 70 pessoas, com idade entre 10 e 80 anos, adeptos de todas as classes sociais, alguns, inclusive, jamais haviam montado uma barraca”, detalhou.
O professor Rogério fez questão de pluralizar as ações do acampamento: “Fizemos diversas atividades no domingo pela manhã e fechamos de maneira muito especial com um grande ‘aulão do Mexa-se’ na praça da localidade. Foi sem sombra de dúvidas, o evento mais prazeroso ligado ao programa que eu já participei”, concluiu. Vale informar que no facebook são encontradas várias informações para quem já é praticante do “Mexa-se” e também para quem deseja aderir ao programa. Inúmeros passeios e atividades estão programadas para as próximas semanas. O intuito do projeto “Mexa-se” é abrir o leque cada vez mais, de tal forma a abranger a maior parte da população, independentemente de classe social, idade e localização.
Mín. 11° Máx. 24°