Quinta, 25 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Pandemia

Câmara de Pompéu aprova ‘Projeto de Lei’ para abrir comércio não essencial no município

Vereadores dizem que comércio está pagando uma culpa que não é dele

07/04/2021 às 10h27 Atualizada em 07/04/2021 às 11h05
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (6), o Projeto de Lei nº 35, que “dispõe sobre a inclusão de toda atividade comercial como essencial no Programa Minas Consciente”.

Na justificativa do Projeto, os vereadores entendem que todo e qualquer comércio é essencial, visto que é o trabalho que leva comida para a mesa dos pompeanos, sendo assim, não há que se diferenciar um tipo de atividade de outra, pois, todas elas são essenciais para o cidadão pompeano.

Segundo os parlamentares, o comércio está pagando uma culpa que não é dele. “A culpa vem das aglomerações de pessoas inconsequentes, que não pensam no próximo!”, exclamam.

O vereador Cássio Amorim avalia que os comerciantes estão sendo penalizados na “Onda Roxa” decretada pelo Governo de Minas. “Os comerciantes necessitam das atividades abertas para sobreviverem. A nossa intenção no Projeto é que se a academia pode ser considerada essencial, então o comércio também pode ser considerado essencial.”, explica.

Academias

Os vereadores apresentaram o referido Projeto de Lei, devido o prefeito Ozéas da Silva Campos ter sancionado uma Lei de número 2600/2021 que flexibiliza as atividades em academias na cidade.

A Lei reconhece a prática da atividade física como essencial para a saúde da população de Pompéu e declara a essencialidade dos estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais no âmbito do município.

A Lei é originária do Projeto nº 34, de autoria do próprio Executivo Municipal, que reconhece que a atividade deve ser operacionalizada por profissional da área, conforme a Lei Federal 96961998.

Com a sanção da Lei, fica estabelecido que as academias de musculação, ginásticas, pilates, natação, hidroginástica, artes marciais e demais modalidades esportivas são atividades à saúde, mesmo em período de calamidade pública, podendo as mesmas retomar o funcionamento, devendo ser observados os protocolos de saúde.

Executivo pede tempo para estudar a abertura do comércio em geral

O Site Mega Cidade entrou em contato com o prefeito Ozéas Campos para saber o seu posicionamento frente à questão.

Segundo ele, o Projeto de Lei número 35, de autoria do Legislativo, será analisado pelo Executivo, uma vez que não foi apresentada qualquer justificativa científica que comprove a importância de todas as atividades comerciais na saúde das pessoas. “Entendemos a necessidade e importância da reabertura do comércio para amenizar todo esse impacto econômico ocasionado pela pandemia, mas devemos ter responsabilidade na tomada de decisão”, ressalta.

E completa: “Além disso, o Projeto de Lei no artigo 2º, estabelece que o Executivo deverá regulamentar a Lei através de Decreto, ou seja, o Executivo deverá estabelecer todos os critérios necessários para o funcionamento de tais atividades. Necessitamos de tempo para fazer todos os estudos necessários.”, afirma.

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h07 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes