O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (26), em reunião extraordinária, a criação da Procuradoria da Mulher e da bancada feminina. A proposta, assinada pela Mesa Diretora por meio do Projeto de Resolução 151/2021, foi ratificada em 1º turno por unanimidade. A matéria foi construída em conjunto entre o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PV), e a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Ana Paula Siqueira (Rede). Agora, o projeto voltará ao plenário para apreciação em 2º turno. Se aprovado, o presidente da ALMG, Patrus terá 15 dias úteis para promulgá-lo ou impugná-lo.
De acordo com Ana Paula, a Procuradoria da Mulher será um instrumento importante para garantir a dignidade das mulheres, o atendimento de casos de violência e uma articulação mais ampla com a rede de apoio. “Vai ser um espaço de acolhida e encaminhamento de denúncias, e também de formação. Precisamos qualificar as nossas mulheres para que esse parlamento tenha condições de receber cada vez mais mulheres. Mulheres capacitadas, mulheres comprometidas e mulheres que possam ter a resistência de sobreviver nesse espaço da política.” Já a bancada feminina, acrescenta, é um espaço para vocalizar as necessidades, projetos e debates das deputadas. “Vamos ocupar o espaço da bancada para daqui a pouquinho transformar em um assento na Mesa Diretora.”
Conforme a matéria, a Procuradoria da Mulher seria constituída por uma procuradora-geral e por uma procuradora-adjunta. Ambas teriam mandatos de dois anos, coincidente com o da Mesa Diretora da ALMG – apenas uma recondução seria permitida. Entretanto, o mandato das primeiras integrantes da Procuradoria da Mulher teria vigência excepcional até o final da atual legislatura, ou seja, janeiro de 2023. Tanto a procuradora da Mulher quanto a procuradora-adjunta seriam deputadas em exercício designadas pelo presidente da Casa.
A bancada feminina, por sua vez, seria um bloco suprapartidária composto por todas as deputadas da ALMG. Atualmente, apenas nove dos 77 parlamentares são mulheres. A líder da bancada, a ser definida em reunião realizada pelo próprio bloco, teria as mesmas prerrogativas já asseguradas aos líderes de bancada e blocos parlamentares quanto ao uso da palavra. Enquanto não for oficialmente indicada, a líder seria a deputada mais velha. Pelo critério, até segunda ordem, seria a deputada Celise Laviola (MDB). A liderança ainda poderia indicar vice-líderes, “na proporção de uma para cinco deputadas”.

BELO HORIZONTE Impasse sobre candidatura de Cleitinho ao Governo de Minas continua após reunião com direção do Republicanos
BELO HORIZONTE PT confirma Patrus Ananias como candidato ao Governo de Minas e Marília Campos ao Senado
CORDISBURGO Câmara de Cordisburgo aprova LDO 2027 e 56 medalhas a estudantes em reunião extraordinária
BELO HORIZONTE Quaest divulga primeira pesquisa presidencial em 10 estados para as eleições de 2026
SETE LAGOAS Lula sanciona lei que cria o “Pix Pensão” para pagamento automático de pensão alimentícia
ELEIÇÕES 2026 Eleitor sem biometria poderá votar nas Eleições 2026; entenda as regras
BELO HORIZONTE Nova pesquisa mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro e liderando todos os cenários de segundo turno
BELO HORIZONTE Justiça mantém indenização a filho de vítima da ditadura militar em Minas Gerais
POLÍTICA Assessoria de Cleitinho contradiz Republicanos e afirma que senador será candidato ao Governo de Minas Mín. 12° Máx. 26°

