A pequena Rhanna Rafaela Nunes, 2, brincava na calçada de casa quando foi atropelada por um carro em Montes Claros, no Norte de Minas, na última terça-feira. O motorista, de 78 anos, estava embriagado e não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Socorrida e levada a dois hospitais, a menina não resistiu. A pequena é a terceira vítima de motoristas embriagados nos últimos 15 dias no Estado. Especialistas ouvidos pela reportagem analisam que o aumento de vítimas de crimes de trânsito envolvendo álcool tem relação com a pouca fiscalização e a ausência de campanhas de conscientização por parte da administração estadual.
Para se ter ideia do cenário, em dois anos, entre 2019 e 2021, os crimes por embriaguez cresceram 136%, enquanto caíram 16,6% as operações de fiscalização realizadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A pasta coordena blitze integradas, com todas as forças de segurança, que objetivam combater a combinação criminosa entre direção e embriaguez (veja mais dados abaixo).
O advogado criminalista Felipe Henrique acredita que a melhor maneira para evitar os crimes de trânsito envolvendo motoristas embriagados está no aumento da fiscalização. “O nosso grande problema é a omissão do Estado em não fazer campanhas que seriam preventivas, bem como não fazer blitz, que seria a medida repressiva, o bastante”.
Necessidade de mais blitze
Ele ressaltou que, com as festividades desta época – Natal, fim de ano e Carnaval –, o aumento de consumo de bebida é grande e que deveria haver mais blitze “para coibir quem bebe e dirige”.
A Lei Seca no Brasil é uma das legislações mais rígidas, conforme os especialistas, mas a efetividade esbarra na baixa fiscalização. “Estamos vendo pessoas sem condições de dirigir, pois estão bêbadas, utilizando carros como se fossem armas. Diminuímos as blitze, que são fatores de prevenção, e aumentamos a sensação de impunidade”, pontua Silvestre de Andrade, especialista em mobilidade e trânsito.
Nos três crimes registrados desde o dia 15, todas as vítimas foram atingidas nas calçadas. “É um absurdo, pois elas estavam no espaço destinado totalmente aos pedestres”, destacou Silvestre.
Outro lado
Questionada ontem sobre o que tem feito em termos de conscientização e por que as blitze caíram, a Sejusp respondeu que, devido ao esquema de plantão do Carnaval, não teria os dados até a noite de ontem.
ENTREVISTA
Ellen Nunes, 32, tia de Rhanna
Como a senhora vai se lembrar da sua sobrinha? Rhanna era uma criança alegre, brincalhona e muito inteligente, muito carinhosa e amorosa, assim que quero me lembrar dela. O momento é de tristeza e uma dor que não desejamos para ninguém. Perder uma criança com toda a vida pela frente não tem explicação.
Rhanna foi a terceira vítima de crimes de trânsito nas últimas semanas. Qual é o sentimento? Nem sei explicar. Queremos é justiça. Uma criança de 2 anos morreu por causa de imprudência.
A família vai fazer alguma manifestação? Queremos lutar para que isso não se repita. Hoje foi com minha sobrinha, e amanhã pode ser com a de qualquer outro.
Lembranças, dor e revolta
“Ela gostava muito de brincar, corria com as bonecas e não podia ouvir uma música que já dançava. Tudo isso interrompido por irresponsabilidade. Foi muito difícil pra mim receber a notícia da morte dela e ter que informar para os outros familiares” (Ellen, tia de Rhanna)


Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH Mín. 16° Máx. 29°


