
Pelo menos 47 pessoas foram presas por crimes contra o Meio Ambiente em Minas Gerais durante o ano de 2024. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) durante o lançamento da 2ª Fase da Operação “Verde Minas”.
O foco dos trabalhos será a prevenção às queimadas em todo estado de Minas Gerais e a prisão dos criminosos envolvidos em atividades ilegais de queimadas e incêndios
A ação ocorre em meio a um cenário de crise ambiental: Minas Gerais registrou em 2024 o maior número de incêndios florestais dos últimos cinco anos. Segundo balanço apresentado pelo Corpo de Bombeiros, já são mais de 14 mil ocorrências registradas em todo o estado entre janeiro e agosto deste ano.
Serão empregados aproximadamente 900 policiais militares do batalhão de Meio Ambiente, além de agentes da SEMAD, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e outros órgãos.
A iniciativa vai contar com a utilização de imagens em tempo real via satélite, numa parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além da previsão de riscos através da ferramenta FCA (Fumaça de Coluna Atmosférica) e Disque Denúncia Unificado (DDU).
De acordo com o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, além das operações, serão realizadas campanhas educativas e palestras para promover a conscientização sobre os riscos e danos decorrentes dos incêndios florestais e das queimadas irregulares em áreas urbanas e rurais, assim como em unidades de conservação e parques.
“O mês de setembro é, historicamente, o período mais seco. Estamos com cidades que não chove há mais de 100 dias. Por isso, estamos intensificando as campanhas educativas, inclusive em escolas, porque os jovens serão a sociedade de amanhã que terão a responsabilidade de evitar esses incêndios”, comentou.
Para frear o avanço das queimadas, o Corpo de Bombeiros instalou bases de operações em quatro unidades de conservação com histórico de incêndio. São elas: Serra do Rola Moça, Serra do Cabral, Alto do Mucuri e Cochá e Gibeão. Além disso, a corporação mobiliza agentes para monitorar os focos de calor em todo o estado diariamente.
“O Governo do Estado empenhou R$ 9,8 milhões para a aquisição de equipamentos e contratações de profissionais. Nós passamos a contratar brigadistas, treinar esses profissionais e contratar aeronaves para o combate aos incêndios florestais”, pontuou o tenente.
Apesar do contexto climático, as autoridades alertam que mais de 90% dos incêndios florestais são iniciados por pessoas. “Estudos comprovam que a maioria das ocorrências têm origem antrópica, ou seja, causados pelo homem. Em unidades de conservação, trata-se de crime ambiental”, explica o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes.
Hoje a corporação, segundo ele, investe em profissionais treinados em perícia de incêndios. Quando há suspeita de queima criminosa, os militares são acionados para verificar e identificar o agente causador das chamas.
O tenente coronel também orienta a população para evitar o risco de incêndios em áreas com vegetação: “Pedimos para não atear fogo em lixo ou entulho e não fazer capina em lotes urbanos ou rurais com uso do fogo para que a pessoa não perca o controle dessa queima e isso se transformar num grande incêndio”.

Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes
Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência Mín. 16° Máx. 24°

