Dando continuidade às ações de preservação do patrimônio e melhoria da mobilidade urbana, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a revitalização da calçada de pedras portuguesas da Praça Desembargador Ayrton Maia, no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e do Contorno, na região Centro-Sul. Os desenhos das calçadas portuguesas são considerados elementos de valor histórico e cultural e fazem parte do conjunto tombado pelo patrimônio.
“As equipes fazem o redesenho fiel dos padrões históricos, mantendo a identidade visual das calçadas. Todo o processo atende diretrizes técnicas definidas pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural”, ressalta Gabrielle Barbosa, engenheira da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. A maioria dos trechos das calçadas de pedras portuguesas está no Hipercentro da cidade.
A revitalização faz parte do contrato de manutenção e conservação da PBH. A primeira etapa do contrato vence em outubro de 2025 e a renovação será de um ano, ou seja, até outubro de 2026.
Na Praça Desembargador Ayrton Maia, bem como no trecho que engloba o canteiro central da Avenida Álvares Cabral e o passeio do Parque Municipal (na Alameda Ezequiel Dias), a revitalização está prevista para ser concluída no final de setembro. Também estão em andamento as intervenções na Praça José Mendes Júnior (em frente à Biblioteca Pública), na Savassi; e na Avenida Afonso Pena, no entorno da Praça Sete (entre a Avenida Amazonas e a Rua São Paulo), no Centro.
A PBH já concluiu cinco trechos: sequência das ruas Guaicurus, Aarão Reis e Avenida dos Andradas (entorno do Centro de Referência das Juventudes); Rua dos Aimorés com Rua da Bahia (entorno do CEI Imaculada); Avenida Afonso Pena (entre a Rua Espírito Santo e a Praça Sete); Afonso Pena (entre as ruas Tupis e Espírito Santo); e Avenida Amazonas (entre a Afonso Pena e a Espírito Santo).
Mín. 12° Máx. 26°