
Tutores que não levaram o cão ou gato para tomar a vacina contra a raiva durante o período da campanha ainda podem imunizar seus pets. A Prefeitura de Belo Horizonte segue ofertando a vacina antirrábica animal nos cinco Centros de Esterilização de Cães e Gatos e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis on-line.
Considerando todas as ações de imunização realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde – pré-campanha, no Dia D (em 23 de agosto) e na pós-campanha – foram aplicadas cerca de 237 mil doses, cerca de 184 mil em cães e 53 mil em gatos. A cobertura vacinal canina é de 52%, e de 40% da felina.
“Pedimos que levem os animais ainda não vacinados para receber a dose. Assim conseguiremos atingir uma cobertura mais eficaz contra a raiva. A imunização é a única forma de manter a doença longe e proteger toda a população”, orienta o diretor de Zoonoses, Eduardo Gusmão.
Em Belo Horizonte não há registro da raiva em humanos desde 1984. Devem receber a vacina cães e gatos a partir de 3 meses de idade, inclusive fêmeas gestantes. Os cães devem ser levados aos locais de vacinação com guia ou coleira e conduzidos por adultos. Já os gatos devem ser transportados em caixas específicas.
Após a vacinação, a orientação é que os animais evitem esforços físicos e sejam mantidos em casa, preferencialmente em local sombreado e fresco, com água e alimentação disponíveis.
Vale título De Sete Lagoas ao Paraguai, atleticanos se preparam para a grande final sulamericana
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco Mín. 20° Máx. 28°


