
O projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, que tem como objetivo reconstruir Centros de Saúde por meio de Parceria Público-Privada (PPP), passou a integrar o mapa de ações da Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS). A plataforma on-line, que reúne experiências e conecta iniciativas de todo o Brasil, foi apresentada durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP 30), em Belém, no Pará.
A experiência de BH é uma das 377 ações de desenvolvimento urbano sustentável selecionadas entre 27 estados e 163 cidades brasileiras. Para a definição das propostas incluídas na plataforma, a ReDUS promoveu um mutirão nacional de 24 dias para identificar e mapear iniciativas de impacto urbano. O projeto de Belo Horizonte passa a compor o Mapa Nacional de Ações Concretas e pode ser consultado diretamente na plataforma.
“Esse reconhecimento confirma que as novas unidades contempladas no projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde são modernas, sustentáveis e acessíveis, sendo referência para outras cidades. Integrar um ambiente colaborativo voltado a profissionais e gestores que atuam no desenvolvimento urbano sustentável é motivo de orgulho para Belo Horizonte. Seguiremos trabalhando para aperfeiçoar, a cada dia, a assistência prestada à população”, destaca o subsecretário de Planejamento Estratégico e Tecnologia em Saúde, Marcelo Mourão.
Até o momento, 57 novas unidades foram reconstruídas e entregues à população, a mais recente o Centro de Saúde Itamarati, inaugurado em outubro. Todas as unidades do modelo PPP de Belo Horizonte contam com estrutura ampliada, totalmente acessível para pessoas com mobilidade reduzida, além de ambientes acolhedores e humanizados. A infraestrutura de dois pavimentos inclui 17 consultórios, sendo um odontológico, e sala de vacinas.
O modelo prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção são de responsabilidade da parceira privada. Já o atendimento aos usuários permanece sob gestão da PBH, com oferta de 100% dos serviços pelo SUS.
Enfrentamento PBH apoia debate sobre o Manual de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica no Hip-Hop
Projeto Ambientar Última edição do Projeto Ambientar será realizada no Parque das Mangabeiras
Futebol Atlético x Lanús: prováveis escalações, desfalques, onde assistir, arbitragem e mais Mín. 16° Máx. 29°
