
Entre os dias 6 e 27 de janeiro, o Cine Santa Tereza apresenta a mostra “Narrativas espaciais”, com uma seleção de alguns dos mais marcantes filmes de ficção científica. A programação reúne obras clássicas e contemporâneas que exploram o fascínio da humanidade pelo universo, suas possibilidades e dilemas. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões.
Um dos destaques da mostra é o clássico “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick. Baseado em contos de Arthur C. Clarke, o filme permanece atual ao discutir, de forma visionária, os limites e desafios da inteligência artificial, em diálogo direto com questões contemporâneas. Também integram a programação filmes como “Gravidade” (2013), de Alfonso Cuarón, vencedor de sete Oscars; “Interestelar” (2014), de Christopher Nolan; e “Ad Astra” (2019), de James Gray. Nessas obras, a exploração científica se entrelaça a temas como solidão, identidade, pertencimento e a permanente luta pela sobrevivência da espécie humana.
A mostra passa ainda por sucessos do entretenimento e por sagas consagradas pelo público, como “Duna” (2021) e “Duna: Parte Dois” (2024), de Denis Villeneuve. No longa, o espaço é pano de fundo para batalhas épicas e dilemas atuais, como conflitos políticos, preocupações ecológicas e questões místicas, em uma narrativa centrada na jornada do herói. Completam a seleção títulos como “Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo” (1995), de Ron Howard; “Elysium” (2013), de Neill Blomkamp; “Perdido em Marte” (2015), de Ridley Scott; e “Sunshine” (2007), de Danny Boyle, entre outros filmes imperdíveis.
O fascínio da humanidade pelo universo cósmico já estava presente nos primórdios da Sétima Arte. Em 1902, um dos pioneiros do cinema, o francês Georges Méliès, aventurou-se em uma obra ficcional que ilustrava as especulações sobre o espaço em “Viagem à Lua”. Com o passar do tempo, esse interesse se expandiu em narrativas cada vez mais variadas e complexas, impulsionadas pelo acelerado avanço das tecnologias imagéticas e sonoras. Temas como a relatividade do tempo, a sobrevivência em ambientes inóspitos, a conexão entre homem e máquina, a existência de vida extraterrestre e elementos simbólicos, místicos, filosóficos e científicos se desdobraram em múltiplas reflexões ao longo da história do cinema.
Carnaval Totem instalado pela PBH traz a contagem regressiva para o Carnaval de 2026
IPTU Guias do IPTU já estão disponíveis e desconto para pagamento antecipado será de 7%
Ferias Museus do Centro de BH oferecem atrações em ritmo de férias Mín. 16° Máx. 32°

