
Os Museus do Centro de Belo Horizonte entram no clima de férias e trazem neste mês uma programação especial, totalmente gratuita e com opções para todas as idades. As atividades buscam conectar educação e arte, reforçando o equipamento museal como espaço de aprendizagem ativa, com ações educativas, oficinas e experiências mediadas que estimulam o fazer, a experimentação e o pensamento crítico.
Ao longo de todo o mês, o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) e o Museu da Moda (MUMO) recebem o público para uma agenda de atrações que inclui inauguração de exposição, mostra fotográfica, passeio temático, oficinas práticas e várias outras ações pautadas na preservação da memória, no incentivo à criação e à formação.
Todas as atrações são gratuitas e realizadas pelo projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Viaduto das Artes. O projeto busca fortalecer as ações do MHAB, MIS BH e MUMO. A programação completa pode ser consultada no site do projeto.
Abrindo a programação de férias integrada do Museus do Centro, o público do MIS BH pode participar da oficina “Caderno de artista”, ministrada por Juliana Silva e Sarah Santos, na qual os participantes são convidados a criar o seu próprio caderno de artista a partir de técnicas simples de encadernação artesanal. A atividade acontece no dia 9 de janeiro, às 10h, e é voltada para crianças a partir de 13 anos e as inscrições devem ser feitas por meio deste formulário.
A programação no MIS BH tem sequência no dia 17 de janeiro, das 10h às 14h, com a “Oficina de estêncil - desenho de animação”, que busca incentivar a prática de atividades manuais e a criatividade a partir do universo do desenho de animação, com criação de estampas em ecobags usando estêncil e carimbos. A oficina será ministrada por Lúcia Santiago, do Grupo Fios (EBA/UFMG/CNPq). Não é necessária inscrição prévia para a atividade, voltada para crianças a partir de 10 anos.
O MHAB também entra no clima de férias e no dia 17, das 9h às 12h, recebe a “Oficina de Gambiologia”, com o artista, designer e curador Fred Paulino. A oficina introduz noções básicas de eletrônica e incentiva a conscientização ambiental, por meio da construção de lanternas de LED com embalagens plásticas recicladas, resultando em peças únicas e personalizadas. Para participar, é necessário inscrição prévia via formulário, e a ação é voltada para crianças de 7 a 12 anos, com acompanhamento dos pais ou responsáveis.
E tem muito mais para a criançada ao longo do mês no MHAB, por meio do projeto Museu Criativo, que oferece oficinas criativas sempre aos domingos, das 10h às 12h30, ministradas por Lara Carvalho. As atividades do Museu Criativo são lúdicas e abertas para todas as idades, menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Não é necessário inscrição prévia.
No dia 11 de janeiro, acontece a atividade “Colagem de Casinhas do Curral del Rey – Moldando a nossa história”, na qual, a partir de imagens antigas do Arraial do Curral del Rey, as crianças criam colagens de suas próprias casinhas, reinventando o passado da cidade com cores e formas. Na sequência, no dia 18, a atividade oferecida é “Pintura Invisível”, experiência científica e artística em que as crianças utilizam bicarbonato, álcool e açafrão para criar imagens que se revelam no momento certo. E no dia 25, o público infantil participa da ação “Jardim de Cores”, que convida os participantes a criarem colagens e desenhos que misturam observação e imaginação, inspirados pelos jardins do Museu.
Projeto permanente do MHAB, o Educativo Aberto é realizado aos fins de semana, recebendo o público aos sábados, das 10h às 17h, e domingos, das 13h30 às 16h30. Nele, a Sala de Acolhimento do Museu pode ser acessada pelos visitantes onde encontram jogos, livros e materiais lúdicos que estimulam diferentes formas de explorar a cidade e suas histórias.
Nova mostra em cartaz no MIS BH
Símbolo de uma época, marcando toda uma geração, a TV Itacolomi é mote da mostra “70 anos da pioneira de Minas: A TV Itacolomi em fotos”, uma homenagem ao canal fundado por Assis Chateaubriand, com registros fotográficos de Carlos Fabiano (1956–1963) que revelam programas, bastidores e personagens que marcaram a história da televisão mineira. A abertura acontece no dia 10 de janeiro, às 10h, com entrada livre e gratuita, e a visitação segue de quarta a sábado, das 10h às 18h.
MUMO tem oficinas, mostras e passeio pelo centro
Nos dias 10 e 17 de janeiro, das 9h30 às 11h, o MUMO promove a ação “Passeio Arquitetônico pela rua da Bahia”, guiado por Ulisses Morato pelo eixo cultural da rua da Bahia, abordando a fundação de Belo Horizonte, características arquitetônicas do Museu e de outras edificações históricas. O passeio tem classificação indicativa de 14 anos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas via formulário.
O dia 20 de janeiro é dedicado às mostras no MUMO. Às 12h, será realizada a “Mostra Biblioteca”, atividade expositiva da biblioteca do Museu dedicando um espaço exclusivo à literatura sobre Clara Nunes. Como anexo da exposição “Clara Nunes - Eu sou a tal mineira”, amplia o percurso da mostra ao reunir livros, pesquisas e registros que transformam a palavra cantada em memória escrita. Assim, o visitante pode reencontrar a trajetória da cantora também através das páginas que preservam sua história
Também no dia 20, às 12h, acontece a abertura da mostra “Riscos, Pedras e Fotografias: A Arquitetura de Uma Autêntica Casa do Povo”, que celebra a obra do arquiteto Francisco Izidro Monteiro, cuja criação na Rua da Bahia se tornou um ícone cultural e legislativo de Belo Horizonte. A mostra proporciona aos visitantes o contato com diversos registros da edificação, que se consolidou como patrimônio histórico e artístico mineiro e hoje abriga o Museu da Moda de Belo Horizonte. A classificação é livre. Ainda ligada à mostra, acontece às 17h, a palestra “Riscos, Pedras e Fotografias: A Arquitetura de Uma Autêntica Casa do Povo” ministrada pelo arquiteto e curador da mostra Ulisses Morato. Para participar, não é necessário inscrição prévia.
Fechando a programação de janeiro no MUMO, os visitantes podem participar da “Oficina prática de criação de zines”, que ensina a produzir livretos por meio de técnicas de colagem, ilustração e escrita. Ministrada por Jéssica Luiza Cardoso e Pedro Nicola, a atividade terá como temática as “Garotas do Alceu”, criadas pelo ilustrador Alceu Penna para a revista O Cruzeiro, que se tornaram referência de moda e comportamento entre as décadas de 1930 e 1960. A atividade acontece no dia 24, das 14h às 18h e é voltada para pessoas a partir de 15 anos. As inscrições devem ser feitas previamente via formulário.
Processo seletivo Unimed-BH abre inscrições para seleção de novos médicos cooperados
Homenagem Lô Borges é homenageado em sessão especial no Cine Santa Tereza
Carnaval Totem instalado pela PBH traz a contagem regressiva para o Carnaval de 2026 Mín. 16° Máx. 32°

