Um jovem mineiro de 20 anos foi preso em uma operação da Polícia Federal, nessa terça-feira (10), em Monjolos, na região Central de Minas, por um suposto envolvimento com o Estado Islâmico – organização terrorista que opera, principalmente, no Oriente Médio. A corporação, no entanto, não confirma a informação, pois o processo tramita em segredo de justiça.
O jornalista e sargento da Polícia Militar (PM) Dário Veiga, dono do jornal Rota 190, de Curvelo, também na região Central do Estado, teve acesso às fotos de um mandado de busca e apreensão emitidos pela Justiça Federal de Goiás, que trata sobre a prisão do jovem em Monjolos.
A pacata Monjoulos, com cerca de 2.300 habitantes
O documento de duas páginas solicita à Polícia Federal, além da prisão do rapaz, a apreensão de documentos relacionados à prática dos crimes investigados, bem como equipamentos de informática e telefonia, armas e drogas.
Em conversa com a reportagem de O TEMPO, o sargento explicou que a chegada dos agentes da Polícia Federal surpreendeu os moradores da pequena cidade, que tem cerca de três mil habitantes. O militar disse que a operação aconteceu em duas residências da família do rapaz durante a manhã de segunda-feira. “Eles chegaram rapidamente, levaram o menino, os equipamentos e foram embora. Todos da cidade ficaram assustados e sem entender o que estava acontecendo”, afirmou Veiga.
Por intermédio de um colega da PM em Monjolos, o sargento ainda conseguiu falar, por telefone, com o pai do suspeito. O homem disse ao militar que o filho dele contava a todos do município sobre o envolvimento com o Estado Islâmico. No entanto, as pessoas acreditavam que os relatos não passavam de invenções do rapaz, pois ele era tratado como um indivíduo “maluco”.
“Segundo o pai, a família sabia das conversas sobre o grupo terrorista, mas ninguém o levava a sério. O jovem era considerado uma pessoa maluca na cidade, porém, agora o assunto vai ser tratado com mais seriedade porque viram que tudo é verdade”, ressaltou.
Da Redação com O TEMPO
Mín. 15° Máx. 30°