O fim da chamada “indústria das multas.” É O que está propondo em Sete Lagoas o vereador Ismael Soares na Câmara Municipal, onde protocolou no dia 16 de janeiro requerimento solicitando ao refeito Duílio de Castro, que seja feito um estudo para verificar a retirada de todos os radares em Sete Lagoas e a instalação de faixas elevadas. “Dentro da legalidade”, frisa o vereador.
De acordo com o parlamentar, uma alternativa à retirada dos radares eletrônicos de trânsito seria a utilização de faixas elevadas. “Teriam um custo baixo, se comparado ao custo das mensalidades dos radares eletrônicos”, analisa o parlamentar.
“Até que ponto a medida tem o objetivo principal de educar e não de punir?”, indaga o vereador ao considerar que Sete Lagoas, apesar do grande volume de multas de trânsito aplicadas, não apresenta melhorias em suas vias públicas e nem realiza operação de recuperação asfáltica para evitar buracos espalhados pela cidade.
Para o vereador, a solução das faixas elevadas além de facilitar a locomoção dos pedestres, pois são instaladas no mesmo nível das calçadas, fazem com que as pessoas que andam a pé fiquem em primeiro plano, obrigando os motoristas a reduzirem a velocidade de seus carros diante de lombadas.
“O cidadão já paga tantos impostos e taxas como IPVA, Seguro obrigatório, taxa de licenciamento, dentre outros, para manter seu veículo. A suspensão é para evitar a utilização meramente arrecadatória dos aparelhos e que sejam usados métodos como faixa elevada, para controlar e educar, não para multar”, finaliza.
Mín. 12° Máx. 25°