
O prefeito Alexandre Kalil (PSD) lidera a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte com ampla vantagem sobre o segundo colocado e, se a eleição fosse hoje, venceria no primeiro turno. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná e contratada pelo grupo Bandeirantes.
De acordo com os números divulgados nesta terça-feira pela BandNews, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) lidera com folga tanto na pesquisa espontânea – quando o nome dos candidatos não é apresentado – quanto nos dois cenários da pesquisa estimulada.
Em um primeiro cenário, com 14 candidatos colocados, Kalil aparece com 55,9% dos votos. O deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania) aparece na sequência, com 6,5%, seguido pela deputada federal Áurea Carolina (PSOL), que registra 4,1%. Já o candidato do Partido Novo, Rodrigo Paiva, foi apontado por 3% dos eleitores. Depois, Bruno Engler (PRTB) e Professor Wendel (Solidariedade) aparecem numericamente empatados, com 2,1%. O petista Nilmário Miranda registra 2%, e o deputado federal André Janones (Avante) pontuou com 1,2%.
Na sequência, aparecem: Luísa Barreto (PSDB), com 0,7%; o deputado federal Laffayette Andrada (Republicanos), 0,5%; o empresário Fabiano Cazeca (PROS), 0,4%; Júlio Delgado (PSB), 0,1%; Marcelo Souza (Patriota), 0,1% e Wadson Ribeiro (PCdoB), 0,1%. Nesse cenário, 7,1% não souberam responder, e 14,1% não votariam em nenhum dos candidatos.
Em um segundo cenário, foram apresentados os nomes de nove candidatos. Nesse levantamento, Alexandre Kalil registra 56,5%. João Vítor Xavier soma 6,5%, enquanto Áurea Carolina é citada por 4,4%. Rodrigo Paiva tem 3,7%, Professor Wendel soma 2,2%, Bruno Engler tem 2,1%, e Nilmário registra 2%. Luisa Barreto, com 0,7%, e Marcelo de Souza, com 0,1%, completam o cenário. Outros 14,9% dizem que não votariam em nenhum dos nove candidatos, e 6,8% não responderam.
Na pesquisa espontânea, Alexandre Kalil aparece com 26,7%, contra 1,5% de Áurea Carolina e 0,6% de João Vítor Xavier. André Janones, Bruno Engler, Nilmário Miranda e Rodrigo Paiva registraram 0,2% cada um. Os demais candidatos, somados, alcançaram 1%. Os que não souberam responder sem o nome dos postulantes foram 59,8%, enquanto 9,5% disseram que não votarão em ninguém.
A pesquisa ouviu 820 pessoas entre os dias 22 e 25 de julho. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-03074/2020.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 16° Máx. 29°


