Quinta, 25 de Abril de 2024
27°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Brasil Pesquisa

Dois estupros por minuto acontecem no Brasil, estima Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta o número estimado de 822 mil estupros por ano no país

03/03/2023 às 11h19
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com CNN Brasil
Compartilhe:
Segundo o Código Penal, relações sexuais com menores de 14 anos configuram estupro de vulnerável dpa/picture alliance via Getty Images Fernanda Pinottida CNN em São Paulo
Segundo o Código Penal, relações sexuais com menores de 14 anos configuram estupro de vulnerável dpa/picture alliance via Getty Images Fernanda Pinottida CNN em São Paulo

Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que aconteçam 822 mil estupros no Brasil por ano, o equivalente a dois casos por minuto.

O Ipea também calcula que apenas 8,5% desses casos são reportados à polícia, e só 4,2% são identificados pelo sistema de saúde. Ou seja, além da impunidade para o agressor, a maior parte das vítimas também não recebe assistência médica depois do abuso.

O estudo se baseou em dados da Pesquisa Nacional da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS/IBGE), e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, tendo como ano de referência 2019.

Os dados apontam maior ocorrência de violência sexual em vítimas entre 13 e 16 anos de idade, em sua maioria mulheres.

O Instituto destaca que existem quatro grupos principais de agressores: parceiros e ex-parceiros; familiares; amigos ou colegas; e desconhecidos.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a estimativa de 822 mil estupros por ano ainda é conservadora. Os registros de violência sexual dependem, em boa parte, da decisão da vítima ou da família da vítima em denunciar e/ou buscar ajuda no sistema de saúde, o que faz com que o número de casos notificados seja bem distante do número real.

Muitas vítimas não registram o crime em nenhum órgão público, seja por vergonha, sentimento de culpa, pressão da família ou outros fatores.

A violência sexual está frequentemente associada à depressão, ansiedade, impulsividade, distúrbios alimentares, sexuais e de humor, alteração na qualidade de sono, além de ser um fator de risco para comportamento suicida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h14 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes