Um dos principais legados da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, o projeto Bares com Alma ganha destaque na programação deste ano com uma mostra interativa. Os 30 estabelecimentos selecionados serão celebrados em duas exposições no Centro da cidade: no Hall do Teatro Francisco Nunes (Avenida Afonso Pena, 1.321) e na sede da Belotur (Rua Espírito Santo, 527).
No Francisco Nunes, a mostra estará aberta ao público nesta terça (21) e quarta-feira (22), paralelamente ao Fórum Internacional de Gastronomia, que acontece nas dependências internas do teatro. Na Belotur, a exposição será deste sábado (25) a 23 de novembro.
Nas duas exposições será apresentada uma seleção de fotografias do Bares com Alma registradas pelo fotógrafo Marcus Vinícius, retratando estabelecimentos emblemáticos da capital mineira. Além disso, cada um dos 30 bares contará com experiência sonora exclusiva disponível na Estação Bares com Alma, no canal do Youtube e no Spotify da Belotur, que inclui músicas, entrevistas e podcasts.
Por meio de um QR Code disponibilizado ao lado de cada registro fotográfico, os visitantes poderão acessar diretamente a Estação, proporcionando uma imersão completa na atmosfera de cada bar.
“Um dos momentos mais marcantes da primeira Bienal foi o reconhecimento aos 30 Bares com Alma, ícones da boemia belo-horizontina, que guardam sabores, memórias e histórias da nossa cidade. Nesta edição, a homenagem continua com a mostra interativa, imagens e sons que ajudam a contar as histórias desses lugares que tanto representam o espírito de Belo Horizonte. Em breve, iniciaremos a análise e seleção para a segunda edição do projeto, reforçando nosso compromisso em valorizar quem faz da gastronomia da cidade um patrimônio vivo”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
O inventário de experiências apresentará ao público cinco categorias de bares: Para Viajar no Tempo, que homenageia os antiquários da boemia; Bandeja e Fino Trato, que valoriza o atendimento de salão; Balcão e Papo Reto, que celebra o atendimento direto no balcão; Clube do Bairro, que destaca os principais pontos de encontro de cada região; e Para Cantar Junto, que reconhece locais onde a música é forma de resistência e expressão cultural. Além disso, a mostra propõe um convite à redescoberta desses espaços como verdadeiros centros de convivência e identidade, fortalecendo o vínculo entre a cidade e sua história viva.
2ª edição
O Bares com Alma retorna como uma das grandes novidades da 2ª edição da Bienal da Gastronomia, com recursos já assegurados em convênio firmado entre a Belotur e o Sebrae Minas. A iniciativa, que valoriza a tradição e a hospitalidade dos bares da cidade, estreou com 30 estabelecimentos selecionados, que receberam uma série de ações voltadas ao fortalecimento da visitação e à sustentabilidade desses guardiões da cultura boêmia belo-horizontina. Nesta nova etapa, outros 20 bares serão incorporados ao inventário, ampliando o reconhecimento e o apoio a esses espaços que dão sabor e identidade a Belo Horizonte.
Bienal da Gastronomia
A 2ª edição da Bienal tem o apoio da Rede Supermercados BH; parceria educacional com as faculdades UniArnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac, UniBH Le Cordon Bleu e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e parceria institucional com a Frente da Gastronomia Mineira, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) e Sindicato e Associação de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais (Amipão).
Mín. 11° Máx. 26°