Quinta, 28 de Março de 2024
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Varíola do macaco

Como se prevenir contra a varíola do macaco

Com transmissão menos agressiva, doença pode ser evitada com alguns cuidados

22/06/2022 às 13h37
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:
Como se prevenir contra a varíola do macaco

Desde janeiro de 2022, casos de varíola do macaco têm sido notificados em diferentes países. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela já foi diagnosticada em 48 países: ao todo, mais de 2.100 pessoas foram contaminadas. No Brasil, até esta terça-feira (21), foram confirmados oito casos positivos.

Endêmica na África, a doença é causada pelo vírus monkeypox. A cepa identificada é originária da África Ocidental — menos letal que a originária da África Central. No início, os sintomas semelhantes aos da gripe: febre, dor muscular, fadiga e calafrios. 

Nos dias seguintes, aparecem os sintomas específicos: inchaço dos linfonodos e aparecimento de pústulas. Elas depois se transformam em crostas, que desaparecem sozinhas entre duas e quatro semanas, mesmo tempo que dura a doença. 

No surto atual, entretanto, houve casos em que febre, dor no corpo e até as lesões de pele não estavam presentes. Além disso, o aparecimento mais comum foi na região genital, com poucas lesões ou lesão única. Isso quer dizer que existe a possibilidade de transmissão da doença por via sexual.

Como é a transmissão da varíola do macaco?

Felizmente, a doença não é disseminada facilmente. Apesar do nome varíola do macaco, a transmissão para o ser humano se dá, principalmente, por roedores. O nome faz referência ao achado em macacos utilizados em pesquisas em 1958.

Além disso, o contágio ocorre a partir de contato direto, sem uso de equipamentos de proteção individual (EPI), com pessoas, pertences, ou superfícies contaminadas. É possível, ainda, ser infectado pelo contato com animais (mortos ou vivos) doentes e pela alimentação com carnes de animais contaminados. 

A transmissão por contato sexual tem sido estudada por pesquisadores, que buscam entender como a troca de fluidos auxilia a transmissão. Dados apontam que o contágio tem sido mais comum entre homens que fazem sexo com outros homens, mas isso não significa que apenas homossexuais ou bissexuais são afetados: todos estão predispostos à contaminação, independentemente de idade, sexo ou orientação sexual.

Como se prevenir contra a varíola do macaco?

A prevenção passa por cuidados básicos de higiene. Confira:

  • higienize as mãos regularmente com água e sabão;

  • higienize bancadas e equipamentos de uso comum;

  • pratique sexo seguro;

  • evite contato com animais doentes, mortos ou que possam estar contaminados;

  • para lidar com animais, utilize EPI, e higienize as mãos e os equipamentos.

Se houver convívio com infectados:

  • não se deite na cama do doente;

  • lave lençóis, roupas e demais pertences do contaminado separadamente;

  • não compartilhe objetos e utensílios;

  • mantenha o ambiente arejado;

  • não toque diretamente nas feridas;

  • descarte o lixo em local adequado, com destaque para o risco de infecção.

A vacina contra a doença só está disponível para profissionais da saúde e quem tenha contato direto com pacientes infectados. A OMS avalia o risco global como moderado e não recomenda campanhas de vacinação em massa.

O que fazer se for contaminado?

Em caso de contaminação, faça isolamento e informe o órgão de saúde responsável da sua região. Não existe tratamento para combater o vírus, apenas para amenizar os sintomas.

E lembre-se: 

  • faça sexo apenas com proteção, principalmente se trocar de parceiros regularmente;

  • mantenha a higiene; 

  • procure os serviços de saúde se tiver algum sintoma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes